Cemitérios se preparam para Dia dos Finados

Desde o início da semana, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Rio Branco (Semsur) trabalha na limpeza e revitalização dos cemitérios da Capital para o Dia dos Finados, que ocorre no próximo domingo, 2.

Segundo a coordenadora dos cemitérios da Capital, Luzenira Mendes, as equipes trabalham a todo vapor na realização de serviços de limpeza, retirada de entulhos, desobstrução e sinalização das vias de acesso nos cemitérios: São João Batista, do São Francisco e Cruz Milagrosa.

De acordo com o administrador do cemitério Jardim da Saudade, a prefeitura vai instalar nos dois principais cemitérios um sistema informatizado para que os visitantes possam encontrar com mais rapidez os túmulos.

No São João Batista, o mais antigo, existem 40 mil sepultados, e no Jardim da Saudade mais 20 mil. São esperados nesse domingo mais de 20 mil visitantes nos dois cemitérios. Equipes da Secretaria de Saúde estarão atendendo as pessoas que geralmente passam mal porque ficam emocionadas ou pelo forte calor que marca o Dia dos Finados.

A coordenadora ressalta ainda que cabe às famílias cuidarem e zelarem dos túmulos. “Tem muito trabalhador autônomo por aqui todos os dias realizando pequenos serviços e devem permanecer até o domingo”, ressaltou.
Serviço

No portão de entrada do cemitério São João Batista, trabalhadores autônomos oferecem serviços de limpeza e reparos em sepulturas. O preço mínimo praticado é de R$ 15 para limpeza simples de espaços considerados pequenos. Dependendo do serviço contratado, o preço pode sofrer elevação de acordo com o tipo e tamanho da sepultura.

Identificação
Quem tiver dificuldade para localizar o túmulo do familiar, deve informar o nome completo e a data do falecimento para que a administração de cada cemitério possa localizar e orientar o familiar.
Programação

A coordenadora dos cemitérios, Luzenira Mendes, informou ainda que os familiares que desejarem participar da missa de Dia dos Finados devem ficar atentos aos horários. Em cada cemitério serão realizadas duas missas, no São João Batista, por exemplo, a primeira acontece às 8h e a segunda às 17h.

Assuntos desta notícia