Entregue a Upa da Cidade do Povo

Centenas de moradores comparecem à inauguração da Unidade, no residencial
Centenas de moradores comparecem à inauguração da Unidade, no residencial

“Fico bastante feliz por ter uma Upa próximo da minha casa”, relata a moradora da Cidade do Povo, Maria do Rosário Santos, durante a entrega da Unidade de Pronto Atendimento instalada no maior bairro de Rio Branco. Apesar do forte calor, muita gente foi prestigiar a inauguração da terceira UPA em Rio Branco.

Com capacidade de atender até 150 pessoas por dia. A unidade foi construída para dar cobertura à cerca de 60 mil moradores das mais de 10 mil residências que estão sendo construídas no local, além da população vive nos sete bairros adjacentes de Rio Branco. Com isso, a cobertura nos atendimentos pode chegar a 70 mil pessoas.

Com sete leitos e com a presença de, no mínimo, dois médicos por período, sendo um clínico geral e um pediatra. Os serviços oferecidos pela UPA da Cidade do Povo serão: atendimento médico ambulatorial, urgência e emergência, serviço social, atendimento odontológico, laboratório de análises clínicas, radiologia, eletrocardiografia (ECG), entre outros procedimentos.

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Suely de Souza Melo, nesse primeiro mês, a UPA irá funcionar até às 23h, mas quando aumentar o fluxo de pessoas ela irá funcionar durante 24 horas.

“Ela é uma UPA com uma estrutura menor, se comparado a do Segundo Distrito. O local deve atender, inicialmente, uma população de 4 mil pessoas. Esse número deve aumentar, já vão ser entregues mais 700 casas e até o final do ano outras mil”, explicou.

Em entrevista a gestora disse que a obra representa o fortalecimento ainda maior do sistema de saúde do Acre. “A unidade terá todo o suporte de transporte dentro da unidade, com o apoio do Samu”, completou. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Assuntos desta notícia