Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Piloto que sofreu acidente em Sena reencontra tripulantes que o resgataram

Jonas Guilherme com parte da equipe do Centro de Operações Aéreas: gesto de gratidão
Jonas Guilherme com parte da equipe do Centro de Operações Aéreas: gesto de gratidão

Jonas Guilherme, piloto há 37 anos, viveu emoções fortes nos últimos dias. Depois de sofrer um acidente em Sena Madureira no domingo, 5, Jonas só foi resgatado depois de quatro dias de buscas pela região. Na segunda-feira, 13, o piloto reencontrou os tripulantes envolvidos na operação e agradeceu o empenho da equipe, no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco.

Enquanto uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoava, outra dava suporte em solo durante as buscas, que fez um pouso forçado na mata fechada, próximo ao Lago Palmari, depois de enfrentar um nevoeiro entre Manoel Urbano e Sena.

“Meu sentimento é de gratidão a essa equipe que todos os dias tentou me localizar. Realmente não foi fácil ficar esses dias no meio da mata sozinho, sem ter o que comer e sem condições de andar como eu fiquei, mas todo o tempo acreditei que iram me encontrar, não perdi a esperança”, frisou o piloto, emocionado.

O caso de Jonas marcou a trajetória dos profissionais designados para a missão, que gerenciam ocorrências dessa natureza há cinco anos, com a ajuda do helicóptero João Donato. Até o momento, mais de cem pessoas foram socorridas pelo Ciopaer, que também dá suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em casos mais complexos, como quando surge a necessidade de atender vítimas em locais de difícil acesso ou na estrada, por exemplo.

“Essa foi uma eventualidade que mobilizou muita gente e só temos a agradecer o empenho das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros que nos ajudaram a ter êxito em mais uma missão. Nosso objetivo sempre foi encontrá-lo com vida e devolvê-lo à família”, conta comandante da operação, major Negreiros. (Texto e foto: Assessoria Governo)

Sair da versão mobile