Na abertura da programação do Outubro Rosa no Centro de Saúde Eduardo Assmar, a Secretaria Municipal de Saúde, Marcilene Alexandrina, destacou que a Semsa, por meio do Centro de Apoio Diagnóstico (CAD), realiza 20 mamografias diariamente em mulheres que são encaminhadas de unidades de saúde de Rio Branco e o resultado com laudo médico do exame, fica pronto em dez dias. “O Outubro Rosa destaca a prevenção e o exame de mamografia é muito importante na detecção de qualquer alteração nas mamas”. Alexandrina que este ano, o câncer de mama já atingiu 8 mulheres em Rio Branco.
O Movimento Outubro Rosa é mundial e tem como objetivo, chamar a atenção para o câncer de mama, assim como, sensibilizar e conscientizar as mulheres acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Durante todo o mês, nas unidades de saúde da Capital, haverá mobilizações, palestras, orientações, distribuição de material informativo e atendimentos às mulheres com solicitação de mamografias. A prioridade, segundo o Ministério da Saúde é para mulheres entre 50 e 69 anos.
E na abertura do Outubro Rosa, no Eduardo Assmar, não faltaram depoimentos confirmando a importância da mamografia para detecção de casos de câncer, como aconteceu com a enfermeira Edineia Paro. Ela contou emocionada que descobriu um câncer na mama ainda no início, quando o tratamento é mais eficaz. “Nem precisei fazer quimioterapia graças à descoberta precoce do caroço na mama. Ainda estou em tratamento, mas poderia até ter morrido não fosse o exame e a descoberta precoce da doença”.
Aos 66 anos, Dona Crisalinda, que mora próximo ao centro de saúde Eduardo Assmar, no bairro Quinze, diz que desde os 50 anos, faz a mamografia e vai aproveitar o Outubro Rosa para colocar em dia os exames preventivos como o de colo de útero e a mamografia.
A secretária Marcilene Alexandrina reforça o apelo para que as mulheres que tenham casos ou não na família façam o preventivo de câncer de útero regularmente, bem como a mamografia em caso de indicação médica. Ela lembra ainda que em todas as unidades de saúde de Rio Branco está disponível a segunda dose da vacina contra o HPV, que previne o câncer de útero entre as adolescentes. “Vamos aproveitar esse Outubro Rosa para tratar da prevenção contra os tipos mais comuns de câncer entre as mulheres: o de colo de útero e de mama. Vamos nos cuidar e massificar essa mensagem”, disse. (Ascom PMRB/ Foto: VAGNER DELGADO)