Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura de Rio Branco garante mamografias no CAD

Exame faz parte da programação do Outubro Rosa
Exame faz parte da programação do Outubro Rosa

Na abertura da programação do Outubro Rosa no Centro de Saúde Eduardo Assmar, a Secretaria Municipal de Saúde, Marcilene Alexandrina, destacou que a Semsa, por meio do Centro de Apoio Diagnóstico (CAD), realiza 20 mamografias diariamente em mulheres que são encaminhadas de unidades de saúde de Rio Branco e o resultado com laudo médico do exame, fica pronto em dez dias. “O Outubro Rosa destaca a prevenção e o exame de mamografia é muito importante na detecção de qualquer alteração nas mamas”. Alexandrina que este ano, o câncer de mama já atingiu 8 mulheres em Rio Branco.

O Movimento Outubro Rosa é mundial e tem como objetivo, chamar a atenção para o câncer de mama, assim como, sensibilizar e conscientizar as mulheres acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Durante todo o mês, nas unidades de saúde da Capital, haverá mobilizações, palestras, orientações, distribuição de material informativo e atendimentos às mulheres com solicitação de mamografias. A prioridade, segundo o Ministério da Saúde é para mulheres entre 50 e 69 anos.

E na abertura do Outubro Rosa, no Eduardo Assmar, não faltaram depoimentos confirmando a importância da mamografia para detecção de casos de câncer, como aconteceu com a enfermeira Edineia Paro. Ela contou emocionada que descobriu um câncer na mama ainda no início, quando o tratamento é mais eficaz. “Nem precisei fazer quimioterapia graças à descoberta precoce do caroço na mama. Ainda estou em tratamento, mas poderia até ter morrido não fosse o exame e a descoberta precoce da doença”.

Aos 66 anos, Dona Crisalinda, que mora próximo ao centro de saúde Eduardo Assmar, no bairro Quinze, diz que desde os 50 anos, faz a mamografia e vai aproveitar o Outubro Rosa para colocar em dia os exames preventivos como o de colo de útero e a mamografia.

A secretária Marcilene Alexandrina reforça o apelo para que as mulheres que tenham casos ou não na família façam o preventivo de câncer de útero regularmente, bem como a mamografia em caso de indicação médica. Ela lembra ainda que em todas as unidades de saúde de Rio Branco está disponível a segunda dose da vacina contra o HPV, que previne o câncer de útero entre as adolescentes. “Vamos aproveitar esse Outubro Rosa para tratar da prevenção contra os tipos mais comuns de câncer entre as mulheres: o de colo de útero e de mama. Vamos nos cuidar e massificar essa mensagem”, disse. (Ascom PMRB/ Foto: VAGNER DELGADO)

Sair da versão mobile