Na última semana de setembro o Instituto Dom Moacyr (IDM) certificou no município de Tarauacá 250 novos profissionais nas áreas de serviços, gastronomia e hospitalidade, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Adalberto Guimarães que fez o curso de mecânico de motor de popa em Tarauacá disse que está muito satisfeito com a formação. “Sempre aparece serviço de conserto de motor, aqui as pessoas utilizam muito as canoas para se deslocar, e trabalho é o que não falta. Pretendo montar uma oficina em casa para melhorar meu serviço.”
Todos os alunos que finalizaram o curso de mecânico de motor estão atuando na área. “Uma pessoa trabalhando devagar consegue faturar mais de dois salários por mês, disse Fausto Galvão, que finalizou a formação.”
Ari Pereira, aluno de eletricista predial, se destacou no curso e conseguiu trabalho de eletricista junto com o mediador da turma. “O curso foi muito importante. Tenho 24 anos e trabalhando como eletricista chego a receber dois mil reais por mês, sou casado, tenho uma filha e hoje sustento minha família.”
Presenciamos diversos depoimentos de casos de sucesso profissional em todo o Estado. As pessoas estão aproveitando a oportunidade de formação, elevando a sua escolaridade, retomando a sua autoestima enquanto cidadão que cresce economicamente com o país.
“A parceria do governo federal e estadual possibilita o sucesso dos cursos e a gente executa as ações com alegria e muita responsabilidade porque sabemos que as pessoas vão ter sua vida modificada,” afirmou a diretora-presidente do IDM Rita Paro.