O Instituto Dom Moacyr (IDM) realizou, nesta terça, 7, o lançamento de dois projetos: o do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) e o do Programa de Educação Profissional (PEP), do governo federal em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). A oferta é de 1.200 vagas de formação para profissionais em serviços de saúde.
Os cursos serão realizados por meio da unidade executora do IDM, Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, dirigidos às cidades de Rio Branco, Brasileia, Xapuri, Epitaciolândia, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Manoel Urbano.
Serão efetivadas formação técnica, qualificação profissional, especializações técnicas e oficinas de formação, com recursos do Ministério da Saúde, oriundos da portaria da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), com os cursos Técnicos em Órteses e Próteses, Análises Clínicas, Radiologia, Hemoterapia e Vigilância em Saúde.
Anna Abreu, coordenadora das Escolas Técnicas do SUS (Etsus) na Região Norte e representante da Etsus/Acre reafirmou a relevância da formação dos trabalhadores de saúde no estado, onde há necessidade de constante aprimoramento da melhoria dos serviços.
A diretora-presidente do IDM, Rita Paro deu as boas-vindas aos novos cursistas e enfatizou: “Este é um investimento que o governo faz em educação permanente. A população é a maior beneficiada, com melhores serviços e atendimento mais qualificado e resolutivo para os que buscam atendimento em saúde”.
Maria Sebastiana Souza é técnica em enfermagem, atua na Maternidade Bárbara Heliodora e vai realizar a formação técnica na área de Urgência e Emergência. “Com esse curso pretendo aprimorar mais meus conhecimentos para prestar melhor serviço aos pacientes que atendo”, afirmou.