Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MPAC adere movimento Outubro Rosa que incentiva prevenção do câncer de mama

 No Brasil, cerca de 50 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama todos os anos, sendo esse tumor o que mais mata as mulheres no país. No mês de outubro, em vários países do mundo, é realizada a campanha Outubro Rosa, que busca a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) também aderiu ao movimento. Em Rio Branco, o prédio-sede ganhou iluminação especial e membros e servidores estão usando laços e roupas na cor rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. Nesta semana, por email, estão sendo enviadas informações sobre a doença, mamografia (exame capaz de detectar o nódulo ainda em fase inicial), entre outras.

Segundo o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, esta é uma forma de reforçar a mensagem de que a prevenção do câncer de mama é importante. “Estamos incentivando membros e servidores a cuidarem melhor da sua saúde, lembrando da importância da prevenção, do exame de mamografia para as mulheres e, em novembro, vamos aderir à campanha que visa alertar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos do câncer de próstata”, destaca.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2014, a estimativa é que ocorram 57.120 novos casos de câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais mata mulheres no país. A taxa de mortalidade ainda é alta, comparada a dos países desenvolvidos, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágio avançado.

Prevenção

No Brasil, a Lei nº 11.664, de abril de 2009, estabelece que todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos. O exame gratuito é feito em unidades do Sistema Único de Saúde. Com a mamografia (radiografia da mama) é possível detectar precocemente nódulos e lesões caraterísticas ainda na fase inicial da doença.

 Outubro rosa

O Outubro Rosa começou em 1997, nos Estados Unidos, nas cidades norte-americanas de Yuba e Lodi. Entidades da sociedade civil organizaram ações locais durante esse mês com o objetivo de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença.

No Brasil, a primeira adesão ao movimento ocorreu em 2002, com a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Mas foi a partir de 2008 que a campanha ganhou força no país, atingindo cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile