No último domingo, 5, os eleitores acreanos escolheram os candidatos que farão parte do quadro de parlamentares na Assembleia Legislativa (Aleac) nos próximos quatro anos.
Dos quinze deputados que concorriam à reeleição, apenas seis conseguiram manter a cadeira na casa legislativa. Retornam a Aleac apenas o deputado Ney Amorim (PT), Jonas Lima (PT), Manoel Morais (PSB), Éber Machado (PSDC), Maria Antônia (PROS) e Chagas Romão (PMDB).
O Partido dos Trabalhadores foi o partido com o maior número de eleitos, com cinco parlamentares, seguido pelo PP, com três eleitos e pelo PDT, PMDB e PTN, todos com dois eleitos cada. Os partidos PSB, PSDC, PROS, PCdoB, PSDB, PRP, PV, PSD, DEM e PR elegeram apenas um deputado.
O Partido Ecológico Nacional foi o partido que mais perdeu nesta eleição. Com seis deputados no parlamento estadual, apenas três disputaram a reeleição e nenhum conseguiu vencer, entre eles, o líder do governo na Aleac, Astério Moreira.
Embora o Partido Comunista do Brasil tenha feito um parlamentar na Aleac, mesmo assim, no pleito de 2014, saiu perdendo, pois, figuras importantes para o partido, como os deputados estaduais Moisés Diniz, Eduardo Farias e a deputada federal Perpétua Almeida, ficaram sem mandato para a próxima legislatura de quatro anos.
O Partido Social Democrata Cristão, ao final deste pleito, perdeu uma vaga na Casa. Com dois parlamentares disputando reeleição, apenas um saiu vitorioso. Éber Machado, volta ao parlamento, enquanto o colega de partido Edvaldo Souza não se reelegeu.
O PMDB mantém as duas vagas na Aleac. Embora a deputada Antonia Sales não tenha concorrido à reeleição, por ser candidata à vice-governadora na chapa de Marcio Bittar, a vereadora Eliane Sinhasique foi eleita e fará dupla com Chagas Romão, reeleito.
Os tucanos terão apenas um representante na Casa do Povo. O candidato Luiz Gonzaga volta à Aleac, após um mandato ausente. O deputado estadual major Rocha (PSDB) deixa a Aleac para ocupar uma das vagas do parlamento federal e sua companheira de partido, Toinha Vieira não conseguiu a reeleição. Caso consiga eleger Marcio Bittar como governador do Estado, o PSDB será o partido que sairá mais fortalecido das eleições em 2014.
Os candidatos que concorreram à reeleição e não venceram são: Edvaldo Souza (PSDC), Élson Santiago (PEN), Jamyl Asfury (PEN), Astério Moreira (PEN), Denilson Segóvia (PEN), Chigo Viga (PTB), Eduardo Farias (PCdoB), Gilberto Diniz (PTdoB) e Toinha Vieira (PSDB).
Os deputados Luís Tchê (PDT), Moisés Diniz (PCdoB) e major Rocha disputaram a Câmara Federal. Apenas o tucano saiu vitorioso.
A deputada Antonia Sales (PMDB) não concorreu à reeleição, pois, saiu como vice-governadora na chapa de Marcio Bittar (PSDB).
Os parlamentares Geraldo Pereira (PT), Walter Prado (PROS), Hélder Paiva (PEN), Lira Morais (PEN) e Marileide Serafim (PSL) não concorreram a nenhum cargo eletivo.
(Fotos: Cedidas)