Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Renovação no parlamento estadual para a próxima legislatura marca eleições em 2014

Dos 24, apenas estes vão voltar: Amorim, Romão, Éber, Morais e Jonas Lima
Dos 24, apenas estes vão voltar: Amorim, Romão, Éber, Morais e Jonas Lima

No último domingo, 5, os eleitores acreanos escolheram os candidatos que farão parte do quadro de parlamentares na Assembleia Legislativa (Aleac) nos próximos quatro anos.

Dos quinze deputados que concorriam à reeleição, apenas seis conseguiram manter a cadeira na casa legislativa. Retornam a Aleac apenas o deputado Ney Amorim (PT), Jonas Lima (PT), Manoel Morais (PSB), Éber Machado (PSDC), Maria Antônia (PROS) e Chagas Romão (PMDB).

O Partido dos Trabalhadores foi o partido com o maior número de eleitos, com cinco parlamentares, seguido pelo PP, com três eleitos e pelo PDT, PMDB e PTN, todos com dois eleitos cada. Os partidos PSB, PSDC, PROS, PCdoB, PSDB, PRP, PV, PSD, DEM e PR elegeram apenas um deputado.

O Partido Ecológico Nacional foi o partido que mais perdeu nesta eleição. Com seis deputados no parlamento estadual, apenas três disputaram a reeleição e nenhum conseguiu vencer, entre eles, o líder do governo na Aleac, Astério Moreira.

Embora o Partido Comunista do Brasil tenha feito um parlamentar na Aleac, mesmo assim, no pleito de 2014, saiu perdendo, pois, figuras importantes para o partido, como os deputados estaduais Moisés Diniz, Eduardo Farias e a deputada federal Perpétua Almeida, ficaram sem mandato para a próxima legislatura de quatro anos.

O Partido Social Democrata Cristão, ao final deste pleito, perdeu uma vaga na Casa. Com dois parlamentares disputando reeleição, apenas um saiu vitorioso. Éber Machado, volta ao parlamento, enquanto o colega de partido Edvaldo Souza não se reelegeu.

O PMDB mantém as duas vagas na Aleac. Embora a deputada Antonia Sales não tenha concorrido à reeleição, por ser candidata à vice-governadora na chapa de Marcio Bittar, a vereadora Eliane Sinhasique foi eleita e fará dupla com Chagas Romão, reeleito.

Os tucanos terão apenas um representante na Casa do Povo. O candidato Luiz Gonzaga volta à Aleac, após um mandato ausente. O deputado estadual major Rocha (PSDB) deixa a Aleac para ocupar uma das vagas do parlamento federal e sua companheira de partido, Toinha Vieira não conseguiu a reeleição. Caso consiga eleger Marcio Bittar como governador do Estado, o PSDB será o partido que sairá mais fortalecido das eleições em 2014.

Os candidatos que concorreram à reeleição e não venceram são: Edvaldo Souza (PSDC), Élson Santiago (PEN), Jamyl Asfury (PEN), Astério Moreira (PEN), Denilson Segóvia (PEN), Chigo Viga (PTB), Eduardo Farias (PCdoB), Gilberto Diniz (PTdoB) e Toinha Vieira (PSDB).

Os deputados Luís Tchê (PDT), Moisés Diniz (PCdoB) e major Rocha disputaram a Câmara Federal. Apenas o tucano saiu vitorioso.

A deputada Antonia Sales (PMDB) não concorreu à reeleição, pois, saiu como vice-governadora na chapa de Marcio Bittar (PSDB).

Os parlamentares Geraldo Pereira (PT), Walter Prado (PROS), Hélder Paiva (PEN), Lira Morais (PEN) e Marileide Serafim (PSL) não concorreram a nenhum cargo eletivo.

(Fotos: Cedidas)

Sair da versão mobile