TV paga disfarça bem, mas não produz coisa nenhuma

“A Escrava Isaura”, versão da Record escrita por Tiago Santiago, está bombando no canal Fox Life.

Desde sua estreia em agosto, a novela, exibida de segunda a sexta a partir das 20h30, ocupa o primeiro lugar de audiência entre os canais de Lifestyle – GNT, Discovery Home & Health, TLC e Viva, em relação ao público formado por mulheres de 35 a 49 anos.

Cerca de 740 mil pessoas já assistiram “Escrava Isaura” no Fox Life. Isso é uma coisa. Importante e que deve ser destacada.

Outra que também merece a apreciação de todos é a acomodação da TV paga em relação à lei que obriga emitir mínimo de conteúdo nacional. O que se verifica na quase  maioria das emissoras é que uma outra lei, a do menor esforço, está prevalecendo sobre a primeira. Quase ninguém está realizando coisa nenhuma. Compram pronto e dessa forma atendem o que foi criado para incentivar a produção audiovisual nacional. É quase um engana trouxa.

Sérgio Marone será Ramsés, um dos protagonistas da novela “Os Dez Mandamentos”, na Record.
Sérgio Marone será Ramsés, um dos protagonistas da novela “Os Dez Mandamentos”, na Record.

É preciso dizer…
Ainda sobre o assunto acima, se a lei do conteúdo nacional foi criada com o objetivo de assegurar mercado de trabalho para o profissional brasileiro, isto não está acontecendo e, do jeito que vai, dificilmente vai acontecer um dia.  Exceção aos canais de jornalismo e esportivos, as demais só disfarçam que fazem ou enganam muito bem.

Um dos disfarces…
Mais utilizados é cobrir o material de fora com “off” e “cabeças” de apresentadores ou apresentadoras brasileiros. É o me engana que eu gosto. Como a fiscalização é inexistente, vai que vai.

Chamada de embarque
Uma equipe da novela “Os Dez Mandamentos” viaja neste domingo para o Egito, onde serão gravadas cenas de stock-shot. Ninguém do elenco irá, agora ou lá na frente, por se tratar de uma zona de risco.

Não vai parar
O SBT vai levar a reprise de “Esmeralda”, no mínimo, até o dia 3 de fevereiro. É o que está estabelecido na sua programação. No entanto, em função dos bons índices conquistados – vice-liderança no horário, já se cogita uma discreta espichada em sua duração.

Buraco duplo
O calendário esportivo da Band, apesar dos regionais, Série A e Copa do Brasil, ainda tem furos importantes. A “Libertadores” e “Sul-Americana” continuarão ficando de fora, o mesmo acontecendo com a Copa América e as eliminatórias da Copa do Mundo que terão início.

Problema mais grave…
Passa a Espn, prestes a perder o campeonato alemão, e agora sem a Liga dos Campeões. Alguma coisa precisa ser feita e o mais depressa possível. Vai ser difícil sobreviver apenas às custas da programação.

Guardadas as proporções…
O drama que hoje a Espn começa a enfrentar é o que o Band-Sports vive há muito tempo. Passam a ser muito raros os atrativos para o telespectador. O alemão e a Liga são competições que irão fazer muita falta.

Selo diferente
Embora existisse há mais de dois anos, só agora o SBT resolveu intensificar o uso do selo “SBT do Bem”. Ele vai aparecer no canto da tela, acompanhando qualquer ação de responsabilidade social.

Assim será…
Por exemplo, durante toda a realização do Teleton no outro fim de semana, como de 24 a 28 de novembro no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Aliás, durante este período, o Jornalismo do SBT irá montar uma base no Hospital das Clínicas de São Paulo.

BATE-REBATE
* João Daniel Tikhomiroff é o diretor do especial “Didi e o Segredo dos Anjos”, telefilme com Renato Aragão, Lima Duarte e Mel Maia…

*… A Globo exibe na sua programação de fim de ano.

* Luana Xavier, neta da atriz Chica Xavier, fará  participação no próximo episódio do seriado “Sexo e as Negas” na Globo, terça agora, dia 4…

*… Ela interpreta Julia, colega de trabalho de Tilde (Corina Sabbas).

* Está prevista para o outro domingo, 9, no “Fantástico”, a estreia de “Eu que amo tanto”, do Euclydes Marinho, baseada em obra homônima da Marília Gabriela…

*… No elenco, nomes como Carolina Dieckmann, Mariana Ximenes, Marjorie Estiano e Suzana Vieira, as protagonistas…

*… E ainda, Márcio Garcia, Antonio Calloni, Paula Burlamaqui e Mel Maia em importantes participações.

* Record informa que não irá gastar R$ 27 milhões no total com os cenários de “Os Dez Mandamentos”…

* … Garante que será menos que isso.

* O narrador esportivo Rogério Assis, que deixou a Jovem Pan, teve uma primeira conversa com o pessoal do SporTV. Existem chances de sair negócio.

Assuntos desta notícia