O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, será o grande homenageado do Prêmio Personalidade Profissional 2014, conferido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados, o CNTU, no próximo dia 12 de dezembro, em São Paulo.
O prêmio, na categoria engenharia, é um reconhecimento a personalidades “pelos serviços prestados à nação”, segundo a própria CNTU. A homenagem foi anunciada ontem pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros Civis do Estado do Acre, Tião Fonseca.
Segundo Fonseca, pesou na escolha do nome de Marcus Alexandre o fato de ele ser um prefeito que, além de ser engenheiro, se enquadra no estilo diferente de administrar o município de Rio Branco, “com uma gestão inovadora que prioriza a mobilidade urbana e que concilia a política com obras diferenciadas”.
Uma comissão da Federação Nacional de Engenharia, entidade que já tem 50 anos de fundação, esteve no Acre por diversas vezes para avaliar a gestão de Marcus Alexandre, antes de elegê-lo por unanimidade de seus conselheiros para ser agraciado.
Em 2013, o senador Romero Jucá (PMDB/RR) foi o premiado, por ter sido o relator do projeto de lei que instituiu a carreira de Estado para engenheiros e arquitetos. Com isso, permitiu que as duas classes, além de outros setores universitários da administração pública pudessem ter a oportunidade de melhoria no salário-base corrigindo injustiças salariais.
O prêmio, que será entregue a Alexandre no Clube Monte Líbano, em São Paulo, é um reconhecimento por obras como a construção de terminais de ônibus na periferia de Rio Branco, o alargamento de ruas e avenidas, as futuras obras da 5ª ponte e do túnel na Avenida Ceará com a Getúlio Vargas.