Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Neste Natal, crianças pedem de sacolões a um “pai” ou uma “mãe”

Cartinhas já estão disponíveis na agência dos Correios
Cartinhas já estão disponíveis na agência dos Correios

Na escolinha de madeira Santa Maria 2, às margens do Ramal Castanheira, km 9 da Rodovia AC-40, ao menos 249 crianças esperam ansiosamente a visita dos papais-noéis dos Correios, este ano, na esperança de receber um mimo mínimo neste Natal. Elas serão beneficiadas pelo “Programa Papai Noel dos Correios, Adote uma Cartinha”, que este ano comemora 25 anos.

O programa, lançado ontem à tarde, na sede dos Correios em Rio Branco, consiste em convidar ‘padrinhos’, pessoas dos mais diversos segmentos sociais, a adotar o pedido de presente de Natal de uma criança de família pobre até os 10 anos de idade.

Dentro das cartinhas os sonhos são os mais diversos possíveis: vão desde bolas a bicicletas e vídeo games. No entanto, o que mais comove são os de alimentos.

“Há, entre nossos alunos, por exemplo, quem peça um sacolão, porque são crianças cujos pais são reconhecidamente muito pobres”, explica Reny Bayma, gestor da Escola Santa Maria.

Tatiane Castro, coordenadora Regional da Campanha, afirma que já houve, em edições anteriores, quem pedisse um “pai” ou uma “mãe”, nem que fosse só pelo Dia de Natal.

“Uma delas pediu uma cadeira de banho para a irmã deficiente física e outros queriam apenas um pai ou uma mãe”, relata emocionada.

Cerca de 70% do Papai Noel dos Correios é direcionado a escolas de crianças carentes, sejam na zona rural, sejam na periferia de Rio Branco.

O programa funciona assim: começou ontem e vai até o dia 25 de novembro para que as cartinhas sejam depositadas na própria agência dos Correios, na Avenida Epaminondas Jácome, em frente ao Novo Mercado Velho. O horário é o das 8h às 17h. Nas escolas de crianças carentes, os Correios vão até lá.

No dia 11 de dezembro, as pessoas que quiserem doar um presente, os chamados ‘padrinhos’ já podem procurar o órgão. No dia seguinte, 12 de dezembro, eles deixam o presente e os papais-noéis dos Correios vão deixar o presente. Os funcionários dos Correios têm até o dia 19 de dezembro para entregar todos os pedidos.

A dona de casa Maria de Fátima Souza de Lima, 40 anos, foi uma das primeiras a deixar três cartinhas ontem. Ela tem três meninas, uma de 7 anos e outras duas, as gêmeas Ana Julia e Juliana, de 10 anos. “Elas viram a promoção na televisão e pediram para que eu corresse com suas cartinhas. Aqui estou”, frisa ela, que é moradora do Bairro Vila Nova, região do Tancredo Neves. A família de Fátima de Lima vive apenas da renda do marido, que é vigilante noturno. (FOTO:  JUAN DIAZ / A GAZETA)

Sair da versão mobile