Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Senador Jorge Viana fala sobre participação em congresso da ITTO, no Japão

Durante o encontro, Jorge Viana apresentou projetos
Durante o encontro, Jorge Viana apresentou projetos

O senador Jorge Viana (PT/AC) encerrou nesta segunda-feira, 10, sua participação no Congresso anual da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO). O evento aconteceu em Oklahoma, no Japão, e reuniu representantes dos governos de 100 países.

Além de participar de mesas redondas, o senador palestrou sobre a Amazônia e a política ambiental do Acre.

Durante o evento deu-se início a eleição da nova direção da ITTO. O engenheiro florestal Eduardo Mansour foi indicado para ocupar o cargo. A eleição agora segue para uma segunda etapa.

“Ter o Eduardo Mansour a frente desta entidade será muito bom para o Acre e para o Brasil. É uma indicação merecida, pelo conhecimento e experiência que ele tem nos temas do meio ambiente e floresta. Ele é engenheiro florestal, filho de um ex-diretor do Deracre e tem toda uma história em projetos de desenvolvimento sustentável e manejo florestal”, frisou o senador.

O senador ressaltou a importância da atuação da entidade em todo o mundo. “A ITTO é uma das organizações mais importantes na área de floresta e madeira e financia dezenas de milhões de dólares em projetos no Brasil e no mundo”, disse.

Jorge frisou também os projetos no Acre que já foram financiados pela organização. “A ITTO tem uma grande participação nos projetos desenvolvidos no Acre. Podemos citar como exemplo, a floresta do Antimary e outros projetos de manejo. Já recebemos mais de 2,5 milhões de dólares da ITTO através da Funtac e de outras organizações, tudo a fundo perdido”, pontuou.

O parlamentar petista participou também de encontro com a Agência de Cooperação Japonesa Internacional do Japão (JICA) e com o Centro de uso e aproveitamento de Bambu que é equivalente à taboca do Acre.

Durante o encontro, Viana apresentou dois pedidos: um para o estabelecimento de cooperação na área de mobilidade urbana e outro para viabilização de um projeto no custo de mais de R$ 600 mil para estudos de aproveitamento da taboca, uma espécie de bambu encontrada em abundância no Acre – considerando que o Japão acumula grande conhecimento para aproveitamento e uso dessa planta.

Jorge Viana participou ainda de uma audiência com o vice-presidente do Senado japonês, Hidehisa Otsuji. Na ocasião, o parlamentar requereu mais recursos para financiamentos de projetos pela ITTO.

Do Japão, Jorge Viana seguiu para o Encontro Mundial de Unidades de Conservação e Parques Ambientais, na Austrália.

Sair da versão mobile