Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião Viana mobiliza governo pra ações de ajuda e atendimento às famílias

Governador acompanhou de perto situação de Tarauacá
Governador acompanhou de perto situação de Tarauacá

O governador Tião Viana declarou total apoio a Tarauacá durante esta que é a maior cheia da história do município. Aproximadamente 70% da cidade está alagada e cinco mil residências foram atingidas. Nesta terça-feira, 18, o governador esteve com o ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira, que garantiu que ao Estado total solidariedade para atendimento às famílias atingidas.

O Governo do Estado amplia seu apoio enviando um efetivo de 100 homens para atuar na alagação. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) já está encaminhando mais médicos para atuar na região e remédios para os postos de saúde.

“Estamos diante de um drama em Tarauacá. O governo presta toda a solidariedade. Diversas secretarias de governo estão diretamente envolvidas para minimizar o sofrimento das famílias e garantir a presença do governo. Muitas pessoas estão envolvidas nessa situação difícil, que exige a força e solidariedade do município, do Estado e da União”, conta Tião Viana, após observar pessoalmente a situação de um dos municípios mais importantes do Acre e reafirmar que ele não será abandonado.

O Governo do Estado mobilizou equipes das áreas de saúde, direitos humanos, assistência social e da Defesa Civil para atuar de forma conjunta com a prefeitura e amenizar os danos causados pela cheia.

Tião Viana se reuniu com o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, e parte do seu secretariado para definir o plano de ação para que nenhum habitante do município passe por qualquer necessidade ao ser atingido pela cheia.

Os abrigos se multiplicaram. No momento, são seis localizados no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Escola José Augusto de Araújo, Escola João Ribeiro, Abrigo da Criança, Creche Municipal e União do Vegetal. O Corpo de Bombeiros retirou 77 famílias. E o Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer) apoia as atividades do efetivo do Corpo de Bombeiros.

Na tarde desta terça-feira, 18, uma equipe percorreu de helicóptero o Rio Gregório para mapeamento das aldeias alagadas e dos ribeirinhos.

Segundo o assessor especial dos povos indígenas, Zezinho Kaxinawa, sete aldeias do povo Yawanawá e uma do povo Katukina foram atingidas pela cheia inesperada para esta época do ano.

O Depasa está utilizando caminhões e canoas para abastecer as famílias afetadas pela enchente do Rio Tarauacá. Mesmo com a subida repentina do nível das águas e a distribuição afetada, muitos moradores se recusam a deixar suas casas.

Cerca de 50 canoas, cada uma com uma caixa d’água de 500 litros, saem distribuindo água nos locais onde as pessoas ainda não saíram de suas casas. (Agência Acre)

Sair da versão mobile