A conta de luz dos acreanos deve sofre baixa média de 15,93%, já a partir do próximo dia 30 deste mês. A decisão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e foi divulgada no início desta terça-feira, 25. De acordo com a proposta, aos consumidores residenciais (Classe B1), haverá uma redução de -16,87%, ou seja, a tarifa mensal ficará quase 17% mais barata.
A estimativa é que ao todo, 236 mil consumidores atendidas pela Eletrobras, Distribuição Acre. Todos os 22 municípios acreanos serão alcançados pela diminuição. Para residências e comércio, as tarifas terão redução média de 16,84%. Já para a indústria (alta tensão), a queda média será de 11,94%.
A boa notícia teve bastante repercussão, principalmente, nas redes sociais. Alguns usuários já faziam planos sobre o que fazer com o dinheiro que vai sobrar ao pagar a conta de luz. Outros tratavam a decisão como presente de natal antecipado.
A funcionária pública, Maria de Lurdes Gonçalves, ficou feliz ao saber da notícia, apesar de ter ficado desconfiada no início. “Isso é pegadinha?!”, indagou. Logo depois, extravasou a felicidade ao dizer que vai ligar o ar condicionado na hora do almoço. “Nesse calor e depois dessa notícia boa, posso ligar o ar condicionado após o almoço e descansar um pouco antes de voltar ao trabalho”, confessou.
Segundo a Aneel, “ao calcular o reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais”, informa.
Em 2012 a Eletrobras Distribuição Acre aplicou reajuste de 8,80% na tarifa de energia de seus consumidores. Já em 2013, o aumento tarifário médio aplicado foi de 15,58% para os consumidores residenciais e de 10,73% para as indústrias.