Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Animação ‘Mapinguari, a Lenda’ vai percorrer 11 estados do país

Enilson Amorim vai mostrar seu trabalho pelo Brasil
Enilson Amorim vai mostrar seu trabalho pelo Brasil

Trabalho do artista plástico e cineasta Enilson Amorim foi escolhido a integrar o Projeto Amazônia das Artes, um megaevento do Serviço Social do Comércio, o Sesc, que percorrerá ao menos 11 estados do Norte e do Centro Oeste do País. A animação ‘Mapinguari, a Lenda’, produzida e dirigida por Amorim em duas dimensões será a grande atração do evento.

Para o Acre e os cineastas locais, a seleção do trabalho de Enilson Amorim é o equivalente ao Oscar neste segmento, em nível regional, já que se trata de um dos programas mais renomados do país.

Para o cineasta acreano Adalberto Queiroz, a escolha do Sesc é o coroamento da excelente qualidade dos trabalhos do jovem Amorim.

“Em 40 anos de trabalho, é a primeira vez que vejo uma obra cinematográfica genuinamente acreana [já que o produtor, o diretor e o autor são um só e daqui do Acre] sendo agraciada pelo Amazônia das Artes”, frisa Queiroz.

A partir de agora, a lenda do Mapingauri, tão bem retratada por Amorim com o objetivo paradidático nas escolas públicas de Rio Branco e do interior do estado, será visto por públicos em estados como o Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima.

“Para mim, este é o reconhecimento dos esforços pela preservação de nossa cultura, e um meio de se difundir nossas tradições, nossas lendas ao resto do país”, afirma Enilson Amorim.

O Projeto Sesc Amazônia das Artes facilita o acesso ao conjunto do patrimônio cultural brasileiro e leva, em sua diversidade de manifestações artísticas, uma fonte de conhecimento e aprendizado voltados para a prática da cidadania e para a preservação de um diálogo constante com os produtores e o público apreciador de bens culturais brasileiros.

Adorado pelas crianças, por ter publicado inúmeros livros de literatura infantil, Amorim é um dos maiores expoentes da cultura local, porque sua obra, encantar os pequenos pelas ilustrações coloridas e textos agradáveis. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Sair da versão mobile