A Corte de Justiça Acreana escolheu nesta quarta-feira, 26, os novos membros que irão integrar a Administração do Tribunal de Justiça do Acre a partir do ano que vem.
A sessão extraordinária foi presidida pelo desembargador Roberto Barros, ocasião em que Tribunal Pleno Administrativo elegeu também os novos presidentes das Câmaras Cíveis e da Criminal e indicou membro titular na classe de desembargador para compor o próximo biênio no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC).
Os desembargadores aprovaram os seguintes nomes para composição do biênio 2015-2017: desembargadora Cezarinete Angelim (por aclamação), como presidente do Tribunal; desembargadora Denise Bonfim (por maioria), como vice-presidente; e a desembargadora Regina Ferrari (também por maioria), como corregedora geral da Justiça.
É a primeira vez na história do Judiciário Acreano que a Direção do TJ/AC será integrada por três mulheres. “Quero parabenizar a todos os eleitos para os seus respectivos cargos, desejando pleno êxito em suas novas funções.
Tenho certeza de que unidos conseguirão alcançar espaços ainda maiores e melhores, parabéns”, disse Roberto Barros ao desejar sucesso à nova Direção Administrativa do Tribunal.
Outros membros da Corte também se pronunciaram, conclamando à união de esforços a fim de que sejam vencidos os desafios que serão postos daqui para frente à instituição.
Ao ser escolhida como próxima presidente do Tribunal de Justiça Acreano, Cezarinete Angelim falou sobre o novo desafio em sua trajetória. “Agradeço a Deus pela escolha, confirmada pelas puras mãos de todos os meus pares. Sinto-me honrada por ser eleita para tão elevada missão, a qual assumirei com responsabilidade, zelo e esforço. Espero contar com a vossa ajuda (membros do 2º Grau) e com a colaboração dos magistrados do 1º Grau e dos servidores, estes pilares deste Poder, todos os quais se revelam indispensáveis na construção de um Judiciário cada vez mais forte”, assinalou.
Demais escolhas – O desembargador Laudivon Nogueira será o presidente da 1ª Câmara Cível, que passará a ter como membros os desembargadores Eva Evangelista e Adair Longuini.
A desembargadora Waldirene Corderiro será a presidente da 2ª Câmara Cível, que passará a ter como membros os desembargadores Roberto Barros e Júnior Alberto.
Já a Câmara Criminal será presidida pelo desembargador Francisco Djalma e terá como membros os desembargadores Pedro Ranzi e Samoel Evangelista.
Na mesma sessão, ficou decidido que o desembargador Samoel Evangelista será o novo diretor da Escola do Poder Judiciário (Esjud), ao passo que o desembargador Francisco Djalma irá coordenar o Sistema de Juizados Especiais do Estado.
Por fim, a Corte decidiu indicar a desembargadora Waldirene Cordeiro como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O Tribunal de Justiça Acreano ainda procederá com a escolha de outro membro titular na classe de desembargador.
A eleição da Direção do TRE/AC para o próximo biênio será realizada pela própria Corte Eleitoral em outra oportunidade.
A previsão é de que os novos membros da Direção do TJ/AC sejam empossados em seus respectivos cargos em fevereiro de 2015. (Texto e foto: Da Agência TJ/AC)