O delegado Getúlio Monteiro Teixeira rebateu as declarações do deputado Walter Prado (PROS), feitas na última terça-feira, 25, de que o Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Nucria) seria uma farsa.
O parlamentar comparou núcleo a uma ‘mercearia’, devido ao seu horário de funcionamento. “Crime não tem hora para acontecer e o Nucria só funciona até às 18h. Está mais parecendo uma ‘mercearia’. Só funciona em horário comercial”.
O delegado explicou que, embora o horário de funcionamento do Núcleo seja de 8h às 18h, após o encerramento comercial das atividades, ficam à disposição investigadores para atuar em casos emergenciais.
“O atendimento às denúncias continua, mesmo após as 18h, porém, é feito pelo delegado plantonista da Delegacia da Mulher que funciona no mesmo prédio”, disse.
Getúlio ressalta que no período da noite são realizadas diligências que perduram até a madrugada. “No caso do trabalho noturno, os investigadores fazem diligências, muitas vezes ficando até de madrugada na rua. Além disso, sempre tem uma equipe de sobreaviso que atua nos casos emergenciais”, explicou o delegado.
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 26, o parlamentar voltou a criticar a suposta ineficiência do Núcleo. Ele reafirma que ações em face de combater os crimes cometidos contra crianças e adolescentes são frágeis.
“Eu, como delegado, trabalharia até de graça para combater estes crimes, mas, para isto, precisamos ter uma delegacia especializada, pois este Nucria não dá conta. Espero que a Indicação que fiz ao govenador do Estado seja apreciada”, frisou. (Foto: Divulgação)