As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas neste final de semana a partir das 10h (horário local). Quem chegar atrasado não poderá entrar e perde a prova. Os portões serão abertos uma hora antes do início da prova, e fechados pontualmente no horário previsto no edital. Recomenda-se aos inscritos que cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.
Segundo a Rbtrans, os ônibus estarão nas ruas como de rotina. O diferencial será uma fiscalização mais atenta para que não falte transporte durante o final de semana, principalmente durante o horário de entrada para as provas do Enem.
As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado, 8, os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.
Já no domingo, 9, o Enem aplica as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação.
Nesse dia, a duração máxima do exame é maior: cinco horas e meia. Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)