X

Governo do Estado entrega 136 casas no Residencial Abunã, em Rio Branco

Prefeito Marcus Alexandre participou de solenidade com beneficiários do programa

O prefeito Marcus Alexandre participou nesta sexta-feira, 21, da solenidade de entrega de 136 casas do Residencial Abunã, na região da Estrada Apolônio Sales. O secretário de Estado da Habitação, Rostênio Souza, representou o governador Tião Viana na solenidade. Também estiveram presentes o deputado federal Sibá Machado, os deputados estaduais Astério Moreira, Éber Machado e Marileide Serafim, e os vereadores Roselane, Fernando Martins, Marcelo Macedo e Graça da Baixada, além de técnicos da Caixa Econômica Federal.

Segundo a Secretaria Estadual de Habitação e Interesse Social (Sehab), mais de R$ 8 milhões foram investidos na construção das 136 moradias do Abunã. Os recursos são provenientes do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, com a contrapartida do Governo do Estado. O prefeito e o secretário de Habitação fizeram a entrega simbólica das chaves para o beneficiário Francisco Barreto, pai solteiro que cuida de cinco filhos.

As moradias são em moldes geminados, distribuídos em 42 metros quadrados cada. Com telhas de cerâmica, esquadrias de vidro, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, o residencial dispõe de toda a infraestrutura necessária para receber a comunidade. “Quero agradecer e parabenizar o governador Tião Viana. Hoje, essas famílias realizam um sonho”, disse o prefeito Marcus Alexandre.

Beneficiadas com casa no Residencial Abunã contam suas histórias
A espera de cinco anos por uma casa, para Dulciana Dias, termina hoje. Nesta quarta-feira, 19, ela realizou com os representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) a vistoria da sua unidade habitacional.

“Eu ia todo ano olhar minha casa e nunca desisti, porque sabia que minha hora iria chegar”, conta a técnica de enfermagem, que trabalha no Hospital das Clínicas. Dulciana e o filho Saimon Gabriel, que tem 14 anos, sempre moraram de aluguel, mas agora começam a encaixotar sua mudança para sair de uma quitinete no bairro da Paz para a casa onde Saimon terá seu quarto próprio. “A casa é perfeita para nós dois”, calcula a beneficiada.

Outra pessoa atendida pela política pública de habitação do Estado é Marli Monteiro, que, assim como Dulciana, terá uma casa no Residencial Abunã nesta sexta-feira, 21. Marli trabalha há oito anos como vendedora em um quiosque no Calçadão, vendendo bolsas e acessórios.

Por viver há muito anos pagando aluguel, inscreveu-se no programa de habitação do Governo do Estado. “É muito difícil criar três filhas e ainda ter que pagar o aluguel, mas agora as coisas vão melhorar”. E são as filhas as mais ansiosas pela mudança. Elas têm 12, 14 e 16 anos de idade. Atualmente, a família de Marli reside no Habitasa e está satisfeita de receber a chave e não ter que viver a preocupação de uma possível alagação, porque o bairro está em área de risco. (Miriane Teles/Foto: Secom)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: