O prefeito de Rio Branco, em exercício, Márcio Batista, percorreu na manhã deste sábado, 8, diversas unidades de saúde para acompanhar a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo. A campanha iniciou nesta sexta-feira, 7, e irá durar até o próximo dia 28.
Márcio Batista estava acompanhado da secretária Municipal de Saúde, Marcilene Alexandrina e do presidente da Câmara, vereador Roger Correa. Entre as unidades de saúde visitadas pelo prefeito em exercício estava o posto de saúde Rosângela Pimentel, no Calafate, a Unidade de Saúde da Família (USF) do São Francisco e a Unidade de Referência de Atendimento Prioritário (Urap) Cláudia Vitorino, no Taquari.
Este ano, a meta da campanha é vacinar em torno de 29 mil crianças entre seis meses e cinco de anos de idade contra a poliomielite e 24 mil crianças contra o sarampo. Além das Urap’s, a vacinação será realizada neste sábado em outras quarenta e uma unidades de saúde da Capital.
Em todo o Estado, a meta é que mais de setenta e quatro mil crianças de seis meses a cinco anos de idade sejam vacinadas. De acordo com a secretária Marcilene Alexandrina, o Brasil não registra nenhum caso de poliomielite há vinte e cinco anos, mas alguns casos de sarampo foram registrados no Nordeste, daí a necessidade de dar continuidade à campanha.
Além da poliomielite e do sarampo, a secretária Alexandrina faz questão de explicar, também, que os postos de saúde estarão realizando a atualização da carteira de vacinação de todas as crianças, independente da faixa etária. A campanha é uma oportunidade também para vacinar as crianças contra outras doenças, como a rubéola.
“Esta estratégia tem como objetivo resgatar crianças entre 1 e 5 anos ainda não vacinadas e corrigir falha primária da vacinação contra sarampo e rubéola, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país”, disse a secretária.
Quem aproveita a campanha para colocar a vacinação das filhas em dia é a dona de casa Francisca das Chagas, moradora do bairro Calafate. Para ela, a campanha tem uma importância muito grande porque possibilita manter a saúde das filhas em dia. “Antes a gente não tinha isso e agora temos que aproveitar essa oportunidade”, disse.
O prefeito em exercício, Márcio Batista, também destacou a importância da campanha e disse que a prefeitura está fazendo a sua parte para que as crianças possam ficar livres do sarampo e da pólio. “Esse é um momento em que precisamos intensificar os cuidados para que a gente prossiga sem registrar casos dessas doenças em nossas crianças”, afirmou. (Ascom PMRB)