Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco ganha ciclo faixas vermelhas para ciclistas

Rbtrans espera que pintura ajude a reduzir acidentes
Rbtrans espera que pintura ajude a reduzir acidentes

O uso da bicicleta como meio de transporte está entre as políticas de mobilidade social da gestão do prefeito Marcus Alexandre para Rio Branco. Além das ciclovias e ciclofaixas, Rio Branco possui modelos de sinalização para esses equipamentos presentes em poucas cidades do Brasil. É o caso, por exemplo, do ´bike box´, que é uma área delimitada exclusivamente para motos e bicicletas. Com ela, a ideia é que os ciclistas e motociclistas possam esperar o semáforo abrir em um espaço à frente dos carros, permitindo que os veículos sobre duas rodas deem a largada antes.

Mas não é só isso. As ciclofaixas nos chamados ´pontos de conflito´ estão sendo pintadas em vermelho para deixar claro a segregação entre automóveis e bicicletas. Esse tipo de pintura, que é inédito no Acre, começou a ser utilizado este mês pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (Rbtrans).

Já áreas destinadas a pessoas com deficiência, como os cadeirantes, utilizam, em Rio Branco, a cor azul. São intervenções de sinalização consideradas “importantíssimas” pelo superintendente da Rbtrans, Ricardo Torres, para aumentar a segurança de quem, portador de necessidades especiais, está circulando na cidade.

Um importante ´ponto de conflito´ que foi sinalizado e que depois disso provocou mudança no comportamento dos motoristas é a ponte Sebastião Dantas. “Ali, como em outros pontos, o risco de circulação é maior”, explicou Ricardo Torres. Atualmente, Rio Branco possui uma extensa malha de vias cicláveis com diferentes características físicas, que não se integram para a formação de uma rede.

Com cerca de 60 quilômetros, a malha existente possibilita a conexão dos bairros com a área central da cidade e algumas ligações transversais (por exemplo, com a Avenida Valdomiro Lopes), o que permite conexões em forma de malha.

O fluxo de ciclistas entre o Primeiro e o Segundo Distrito ocorre principalmente através da ponte metálica, que há anos possui espaço compartilhado entre ciclistas e pedestres. As ciclovias ou ruas com infraestrutura cicloviária possuem diferentes tipos de segregação – entre elas a inovadora faixa vermelha. (Texto e foto: Assessoria PMRB)

Sair da versão mobile