Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Média de chuva em Tarauacá já foi ultrapassada em 29%

 Segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, através do site O Tempo Aqui, em Tarauacá, já choveu, em novembro, 310mm, quando a média é de 240mm para o mês, ou seja, as chuvas já ultrapassaram em 29% a normal climatológica para a cidade. A se recupera aos poucos da última enchente que atingiu mais de cinco mil famílias, além de ribeirinhos e aldeias indígenas.

De acordo com coordenador da Defesa Civil Estadual, Cel Gondim, o aparelho da estação de medição no município está com problema, por isso, não há dados atualizados por enquanto. A última medição do órgão, apontava que o nível do manancial havia subido durante o final de semana e que estava em 11,61 metros.

“Quem está lá acompanhando, percebe que o rio tem recuado, tanto, que apenas duas famílias ainda estão no abrigo por que a estrutura de suas casas apresenta risco, as demais famílias já retornaram as suas residências”, destacou o coordenador.

Além disso, o Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre) está com trabalho emergencial ativo na região do bairro Corcovado, que antecede a ponte sobre o Rio Tarauacá. Por isso, quem pretende percorrer o trecho deve ter atenção, pois o tráfego está funcionando em meia pista. A previsão é de que o trabalho seja concluído até o próximo dia 5.

O diretor do Deracre, Ocírodo Oliveira Júnior, esclarece que, apesar da cheia do rio, o trabalho realizado não foi afetado. “Estão sendo feitos a recomposição do corpo de aterro, o estaqueamento e a contraproteção dessa área da cabeceira da ponte”, afirma.

A Superintendência Regional do Dnit está avaliando os danos e realizando estudos técnicos. O analista de infraestrutura de transportes Thiago Rodrigues ressalta: “O objetivo é encontrar uma solução definitiva para recuperação da ponte, garantindo mais segurança aos usuários”. (Com informações Agência de Notícia do Acre)

Sair da versão mobile