A chamada de Black Friday (Sexta-feira Negra, em tradução livre) é o dia que marca a promoção em massa dos varejistas dos Estados Unidos, renovando seu estoque para as vendas de final de ano. Através da internet é possível conseguir produtos das marcas Apple ou M.A.C., por exemplo, por um preço bem em conta.
Também, fora do mundo virtual, algumas lojas físicas aderem a Black Friday na tentativa de alavancar as vendas nesse final de ano. Em Rio Branco, algumas lojas de confecções aproveitaram a data para agradar ou mesmo conquistar novos clientes.
Numa rápida pesquisa, os itens mais procurados pelos acreanos são eletroeletrônicos, como celulares ou tablets, maquiagem e perfumaria. Lojas virtuais nacional constam no site oficial www.blackfriday.com.br. Para receber ofertas exclusivas, basta o usuário se cadastrar.
Ao todo 34 lojas têm presença confirmada: Colombo, CVC, Hering, Marisa, Mercado Livre, Netfarma, Netshoes, Oppa, Passarela.com, Dell, Saraiva, Sépha Perfumaria, TIM, Privalia, Submarino Viagens, Americanas.com, Hotel Urbano, Shoptime, Submarino, OqVestir, Adidas, Magazine Luiza, ShopFato, Azul e Brastemp, além de Consul, Oi, Corpo Ideal, Amazon, Sou Barato, HP, lojaspompeia.com, GVT e Época Cosméticos.
Compras pela internet exigem cuidados, sempre!
O primeiro cuidado que o consumidor deve ter ao comprar em liquidações como essa é o de identificar os produtos que se encontram realmente em oferta. Não é raro que estabelecimentos aproveitem o chamariz da liquidação para anunciar como promocionais itens com preços semelhantes aos verificados antes do período ou que tiveram seu preço elevado pouco tempo antes para simular um desconto maior – a chamada maquiagem de preços.
Tal prática se caracteriza como publicidade enganosa e o estabelecimento que a adotar pode ser penalizado. Uma forma simples de saber se os produtos estão com preços realmente promocionais e fazer lista do que se pretende comprar e fazer um pesquisa de preços em pelo menos três estabelecimentos diferentes, com antecedência de pelo menos duas semanas.