Artêmio Costa (PSDC) foi o nome escolhido pela Frente Popular do Acre para assumir a presidência da Câmara de Rio Branco no próximo biênio (2015-2016). A eleição do ve-reador é tida como certa porque ele conta com o apoio da maioria, e os partidos da oposição não possuem número suficiente para compor outra chapa.
“Dentro da Frente Popular a decisão é unânime em relação à escolha do nome do vereador Artêmio Costa, do PSDC. Esse foi um compromisso assumido desde o início pelos demais parlamentares e conta com o total apoio do prefeito Marcus Alexandre”, explica o líder do prefeito na Câmara, Gabriel Forneck (PT).
Segundo o parlamentar, o próprio vereador Roger Correa (PSB), atual presidente da Casa, já declarou apoio a Artêmio, além de outros vereadores, como Raimundo Vaz (PRP), que chegou a cogitar a possibilidade de ser candidato. “Estamos finalizando apenas as conversas internas com relação à composição da mesa diretora”, completa.
Gabriel Forneck não descarta a possibilidade de haver chapa única. “Na primeira eleição para presidente da mesa se podia concorrer individualmente, mas, nessa segunda, existe a exigência de concorrência por meio de chapa. Se a oposição não tiver cinco nomes para apresentar, é possível que não concorra ou se abstenham do processo”, acentua.
O líder do prefeito na Casa lembrou que durante as conversas entre os partidos da FPA está sendo colocada a possibilidade de os vereadores da oposição comporem a diretoria da mesa. Reafirmando a decisão de eleger Artêmio Costa, Gabriel Forneck garante: “Além do que foi pactuado antes, a gente gosta de cumprir com nossos acordos”.
Artêmio Costa tem experiência de 20 anos como servidor da Câmara
“O vereador Artêmio Costa possui bagagem para assumir o cargo de presidente da Câmara. Ele é servidor da Casa há mais de 20 anos, conhece bem o funcionamento dela e tem boa relação com os servidores e com os demais parlamentares. Como vereador, tem mostrado um mandato muito ativo e responsável nos debates que tem trazido para o plenário, junto com a sociedade e a prefeitura”, detalha o líder do prefeito na Câmara, Gabriel Forneck.
E acrescenta: “Todas essas qualidades ajudaram muito na escolha do nome de Artêmio para ser o nosso presidente. A gente está muito confiante, acreditando que ele var dá continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pelo atual presidente, o vereador Roger Correa. Vai avançar, construindo a imagem de uma câmara produtiva”. Os nomes para o cargo de vice-presidente estão sendo discutidos e avaliados. Ontem à tarde o grupo se reuniu para nova rodada de debate sobre a composição da mesa. (Assessoria)