O senador Aníbal Diniz (PT/AC) destacou memorando de intenções para a criação de um grupo de trabalho trilateral para o avanço do projeto de conexão ferroviária bioceânica entre Peru e Brasil com a participação da China.
Segundo senador, o projeto tem como finalidade promover a integração entre a América do Sul e a Ásia. “Além de expandir as relações comerciais, uma das principais finalidades do memorando é promover maior integração entre a América do Sul e a Ásia”, disse.
Aproveitando o ensejo, o parlamentar também comentou sobre a aprovação de emenda ao anexo de metas e prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014.
A referida emenda prevê a continuidade dos estudos da Ferrovia Transcontinental passando por Rondônia, a partir dos municípios de Porto Velho e Vilhena e contemplando também o estado de Mato Grosso, estendendo-se a Rio Branco (AC) e Cruzeiro do Sul até a fronteira com o Peru.
Ele ressaltou a importância da ferrovia para o desenvolvimento do Estado, com a passagem da ferrovia pelo Acre.
“Havendo essa conexão ferroviária bioceânica certamente vai haver uma discussão sobre quais estados da federação pleiteariam esse interesse. Certamente o Acre tem total interesse em que essa ferrovia tenha o seu traçado também passando pelo Estado”, pontuou.
O acordo para a construção da ferrovia foi assinado pelos três países em julho deste ano.