Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Termina amanhã prazo para retirada de propaganda eleitoral

Alguns cartazes ainda podem ser vistos na cidade
Alguns cartazes ainda podem ser vistos na cidade

Acaba amanhã, 25, nos locais em que ocorreu segundo turno, o prazo limite para que os candidatos, partidos políticos e coligações retirem todo o material usado em propagandas do pleito, afixadas em postes, muros e outros bens.

A lei federal 9.504/97 e a resolução 23.370 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinam que as propagandas devam ser retiradas até 30 dias depois das eleições. A medida também é válida para adesivos de veículos e banners.

Além da remoção do material, os responsáveis também devem restaurar, se for necessário, o local onde foi fixado o cartaz, faixas e outros tipos de propaganda à mostra nas ruas.

Terça-feira é também o prazo limite para os candidatos, incluindo os vices e suplentes, comitês financeiros e partidos políticos encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações de contas dos que concorreram no segundo turno das eleições.

Quanto aos mesários que não compareceram a votação do segundo turno, realizada no dia 26 de outubro, o prazo limite para apresentação de justificativa à Justiça Eleitoral será também até terça-feira, 25.

Os candidatos, eleitos ou não, os partidos políticos e coligações devem se manter atentos a outras determinações das regras gerenciadoras do primeiro e do segundo turno da eleição geral deste ano. (Foto: Arquivo A GAZETA)

Sair da versão mobile