Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prêmio de Jornalismo completa cinco anos de relacionamento com a sociedade acreana

 O Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Estado do Acre chega a sua quinta edição agora em 2014 colhendo os frutos de cinco anos de um projeto que busca valorizar e reconhecer o trabalho da imprensa. O Prêmio foi criado por entender que o direito à informação é um direito fundamental na construção de uma sociedade livre e democrática.

Anualmente são premiadas as melhores matérias jornalísticas publicadas em sites de notícias, jornais, revistas, rádio e TV que abordem as políticas públicas das áreas afetas a atuação institucional do MPAC, como: Meio Ambiente; Combate a Organizações Criminosas; Infância, Juventude e Educação; Patrimônio Público; Cidadão; Consumidor; Criminal; Controle Externo da Atividade Policial; Saúde; Portador de Necessidades Especiais; Idosos; Tráfico de Seres Humanos e Violência Doméstica.

“O Prêmio de Jornalismo não é apenas uma aproximação com a imprensa, mas um reconhecimento. Os jornalistas são parceiros do Ministério Público, e não apenas para elogiar, mas para divulgar o nosso trabalho para a população, para fazer as críticas, que nos permitem aperfeiçoar as nossas atividades”, ressaltou o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.

O tema da cerimônia de premiação da 5ª edição do Prêmio de Jornalismo será ‘O esporte como fator de inclusão social’. Com isso o MPAC pretende despertar nos participantes e na sociedade em geral a consciência de que exercitar o corpo e a mente são imprescindíveis quando se almeja obter resultados expressivos na vida.

Podem concorrer ao prêmio, matérias publicadas no período entre 1º de janeiro até 5 de dezembro de 2014. As pautas devem configurar temáticas referentes à atuação do MPAC na defesa dos interesses da sociedade. As categorias para premiação permanecem as mesmas das edições anteriores: Jornal Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Jornalismo Digital, Destaque Acadêmico e Fotojornalismo.

Convidados

Como forma de compartilhar experiências, o MPAC procura a cada edição trazer um profissional que atue em veículos de circulação nacional para uma troca com os jornalistas acrianos. O propósito dos encontros é despertar no profissional de imprensa a relevância do seu trabalho na mídia nacional.

Já passaram pelas edições anteriores nomes como Francisco José e Marcelo Canelas da Rede Globo, Luciano Martins do Observatório da Imprensa, Vinicius Dônola, Eduardo Ribeiro, Domingos Meirelles da Rede Record.

Em 2014 o MPAC recebe o Diretor de Projetos da Rede Amazônica e CEO do canal Amazon Sat, Phillipe Daou Júnior que irá mostrar aos convidados as experiências de fazer um jornalismo diferenciado na região amazônica, sob a ótica das comunidades amazônidas.

Outro convidado é o jornalista e editor do jornal da Record News, Heródoto Barbeiro que irá participar do projeto ´Café com Palavras’. Além de jornalista, Barbeiro é historiador e bacharel em direito. É autor de mais 40 livros sobre História do Brasil, Jornalismo, Imagem Pessoal, Política e Comunicação Coorporativa.

materia do premio 3 materia do premio 2

 

 

 

Sair da versão mobile