Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Senador Jorge Viana pede ajuda federal ao município de Tarauacá, atingido por enchente

 O senador Jorge Viana (PT-AC) comentou a situação do município de Tarauacá que, atualmente, enfrenta a maior cheia de sua história. Segundo o parlamentar, não somente a população do município está em situação de calamidade pública, mas também a população ribeirinha que, de acordo com ele, está sendo atingida constantemente por trombas d’água.

“É grave a situação da alagação de Tarauacá. Cerca de 75% da cidade foi atingida por uma enchente sem precedentes na história do município. Ainda estamos no mês de novembro e já temos uma enchente dessas proporções no nosso Acre. Isso é algo muito preocupante. Infelizmente, a previsão é que o rio continue subindo”, disse.

O parlamentar cobrou do governo federal a liberação de recursos para ajudar a população atingida.

“Fica aqui esse comunicado da situação grave que o município de Tarauacá passa, mas também o apelo para que o Ministério da Integração, o Ministério do Transporte, a Defesa Civil e o Dnit possam atender Tarauacá neste momento de extrema necessidade”, frisou.

O senador lembrou que o rio Tarauacá está três metros acima da cota de transbordamento e os atingidos já somam mais de 5.000 famílias, tanto na área urbana como na área rural do município.

“O nível do Rio Tarauacá chegou a 12,04 metros na medição das 6h. O número é quatro centímetros maior que a última medição de segunda-feira, quando o nível das águas chegou a 12 metros às 18h.Com a marca de 12,04 metros, o Rio Tarauacá está 3,04 metros acima da cota de transbordamento, que é de 9 metros”, falou.

Jorge pontuou ainda a presença do governador Tião Viana, em Tarauacá, na segunda-feira, 17, para prestar solidariedade à população.

“O governo está mobilizando equipes da Defesa Civil, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos para trabalhar de forma coordenada junto com as equipes da prefeitura. Além disso, o Depasa montou um esquema especial para abastecer com água potável a população e o helicóptero João Donato está trabalhando na assistência aos moradores de áreas mais distantes do município”, pontuou.

Diante da maior cheia já registrada em Tarauacá no mês de novembro, o prefeito Rodrigo Damasceno decretou estado de emergência.

Indígenas também foram atingidos

De acordo com a Defesa Civil Municipal, são 337 pessoas que estão alojadas nos seis abrigos municipais. Cerca de 560 índios da etnia Yawanawá, em seis aldeias, também foram atingidos pela cheia repentina do Rio Gregório, afluente do Rio Tarauacá. Segundo o prefeito, uma equipe vai levar roupas e mantimentos para os indígenas.

Considerada atípica, por ocorrer no mês de novembro, essa é a sexta cheia que atinge o município, em 2014.

 

Sair da versão mobile