Três mil e setecentos casais homossexuais se casaram no civil em 2013 no Brasil, segundo levantamento inédito do IBGE. O número corresponde a menos de 1% do total de uniões do ano passado, quando foram realizados 1.052.477 casamentos. Dos enlaces entre pessoas do mesmo sexo, 52% ocorreram entre mulheres e 48%, entre homens. O instituto alega que só pôde contabilizar as uniões após o Conselho Nacional de Justiça determinar que cartórios de todo o Brasil celebrassem casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o que aconteceu em maio de 2013 . A idade média dos noivos foi mais alta entre casais homoafetivos.
Ativista dos direitos LGBT, o diretor do Grupo Arco-íris Julio Moreira ressalta a importância da realização de casamentos gays coletivos e afirma que são necessárias mais políticas públicas para estimular os casais:
“A gente vem avançando, mas também vê um setor reacionário, conservador, que quer brecar esses avanços, fazer projetos de lei que tentam derrubar o que a gente já conquistou. Precisamos avançar para que a igualdade de direitos seja garantida a todos os cidadãos, inclusive os casais homoafetivos.”
Entre as regiões do país, o Sudeste foi a que teve o maior número de casamentos homossexuais, respondendo por 65% do total. Já o Norte registrou apenas 1,5% dos enlaces. São Paulo foi o estado com mais casamentos, com quase duas mil uniões, enquanto o Acre ficou em último, com apenas um registro. A pesquisadora do IBGE Cristiane Moutinho afirma que essa disparidade pode ser explicada por questões culturais, mas lembra que São Paulo tem a maior população do país.
A pesquisa do IBGE mostrou também que o número total de casamentos aumentou 1,1% em relação a 2012. Já os divórcios caíram 4,9% e ficaram em 324.921.