Neste período de festas de final de ano o aumento no número de pequenos furtos no Centro em Rio Branc, comprovadamente tem a cumplicidade inocente das vítimas. A ação dos oportunistas é facilitada pela falta de atenção e vulnerabilidade dos portadores de aparelhos celulares, bolsas e carteiras porta cédulas, dentre outros.
É muito comum encontrar pessoas falando ao celular enquanto andam, isolados numa praça ou com a bolsa nas costas. “O celular distrai as pessoas e o bandido fica sempre à espreita, esperando uma oportunidade para agir”, alerta o policial, Renato Alves.
Existem também as pessoas que saem de agências bancárias e viram vítimas de golpes aplicados por oportunistas. A orientação é ter atenção ao sair desse tipo de local e também, não carregar grande quantidade de dinheiro em espécie.
Acompanhe outros cuidados que devem ser tomados:
– Não confira dinheiro, principalmente altos valores na frente de outras pessoas;
– Andar acompanhado de outra pessoa;
– Evitar usar a bolsa na mão, colocá-la nos ombros de preferência com a mão na frente;
– Evitar exibir celulares, joias e objetos de valor em lugares mais perigosos ou que não tenha policiamento.
Caso seja abordado por algum meliante, nunca reagir e assim que puder, deve acionar a Polícia Militar, pois eles precisam dos números de ocorrências para basear suas estratégias de policiamento.
Operação policial reduz número de casos
A Operação Papai Noelnos pontos de maior concentração de pessoas na cidade de Rio Branco. Com isso, o Comando da Polícia Militar fica mais presente nos comércios, bairros e imediações das agências bancárias da capital.
O objetivo da operação é intensificar o policiamento nessas áreas, pois, com a aproximação das festas de fim de ano e pagamento do 13º salário, estima-se que o fluxo de pessoas em comércios aumentará significantemente. A polícia busca coibir condutas delituosas, principalmente assaltos, furtos e violência.