A Escola Estadual Serafim Salgado Filho foi escolhida para sediar o Dia da Prevenção à Violência Doméstica e Familiar em Rio Branco. A ação foi realizada no último sábado, 29, pelo Tribunal de Justiça do Acre e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), que levou o serviço da Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher.
Prevista na agenda interinstitucional dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a atividade iniciou às 8 horas e se estendeu até às 15 horas. Atendimento jurídico, psicológico, social e de saúde foram alguns dos serviços oferecidos. O objetivo consiste em pautar a temática da violência doméstica na comunidade escolar.
Para a desembargadora Regina Ferrari é preciso que as instituições unam forças no enfrentamento à violência doméstica. “A união faz a força, por isso reforço a importância de estarmos irmanados pelo enfrentamento à violência contra a mulher e à família. Pois, o homem que agride uma mãe, agride toda estrutura familiar”, enfatizou.
“Aqui em Rio Branco, a campanha dos 16 Dias de Ativismo está alcançando os bairros e regionais e isso só é possível graças às parcerias com todas as instituições responsáveis pela temática”, afirmou a gestora municipal de Políticas para as Mulheres, Graça Lopes.
Segundo a titular da SEPMulheres, Concita Maia, a atividade busca a reflexão social. “Precisamos desconstruir o pensamento equivocado da supremacia masculina sobre a feminina. Esse modelo de sociedade patriarcal e machista é decadente. Já não cabe nos dias de hoje. Por isso, estamos inserido debates como este na comunidade escolar”, disse.