Com os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2013 divulgados na última segunda-feira, 22, duas novidades constam nas informações: o nível socioeconômico dos participantes e o desempenho por competência dos 30 melhores alunos de cada instituição, seja de rede pública ou privada.
Entre os melhores desempenhos, destaca-se a Escola Estadual José Rodrigues Leite, com 781,88 no resultado de seus 30 melhores alunos na competência de redação, superando instituições como o Centro Educacional e Cultural Meta (773,94) e Lato Sensu (722), ambas da rede particular de ensino.
Para a coordenadora de ensino da José Rodrigues Leite, Geralda Dávila, é um orgulho poder constatar como os alunos estão desempenhando suas capacidades de escrita e leitura.
Josenir Calixto, diretor de Ensino da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), também ressalta que, das 78 escolas de ensino médio da rede estadual que participaram do Enem, 73 tiveram melhorias em relação à avaliação de 2012.
“O trabalho da educação acreana é pensado desde os anos iniciais do ensino fundamental [1º ao 5º ano] até o ingresso do aluno no ensino superior, sendo necessário um trabalho dos gestores nos projetos escolares, dos professores nas atividades acadêmicas elevadas e da SEE na garantia das condições e da valorização da equipe escolar”, explicou Calixto.
Das 20 melhores escolas no Acre, sete são públicas
Dados do Ministério de Educação (MEC) revelam que, das 20 escolares com melhores médias nas provas objetivas (linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza), sete são rede pública de ensino.