Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fecomercio reconhece importância do estacionamento rotativo

 Entrou em vigor este mês o estacionamento rotativo com o objetivo de amenizar a falta de vagas nas ruas do centro da capital. A Fecomercio reconhece que a nova metodologia de controle impacta diretamente o comércio de forma positiva, dando mais segurança e tranquilidade para as pessoas que vão até o Centro da cidade realizar suas compras. O novo sistema promove o compartilhamento das vagas, possibilitando que os clientes possam estacionar para efetuar compras.

“A diretoria da Fecomercio entende que o estacionamento rotativo pode melhorar substancialmente o fluxo de clientes nas lojas do centro da cidade, já que as vagas para estacionamento não ficarão paradas o dia inteiro, como vinha ocorrendo. O estacionamento rotativo já funciona em muitas cidades brasileiras, e Rio Branco agora se moderniza e se nivela aos grandes centros e os preços estão compatíveis com outras praças”, destaca o presidente da Fecomercio, Leandro Domingos.

Entenda como funciona – Um carro poderá ficar até duas horas estacionado. Os aparelhos estão instalados na região central e, futuramente, no Bosque e na área comercial do bairro Estação Experimental. “Temos a preocupação de socializar o espaço público”, afirmou o superintendente Ricardo Torres.

Segundo estudos da Rbtrans, 85% dos veículos que estacionam no centro permanecem das 8 às 13h, o que causa prejuízos à mobilidade urbana. A nova medida vai triplicar o número de vagas nos estacionamentos públicos e cria outro mercado, que são os estacionamentos privados e seus serviços de lavagem a seco e pequenos reparos.

Cerca de 50 parquímetros cobrem as áreas escolhidas, que serão ofertados e gerenciados por uma empresa que venceu o processo licitatório da Prefeitura. O condutor que descumprir a norma estabelecida poderá ser notificado e multado. A taxa de estacionamento foi estimada em R$ 2,00 e poderá ser paga com moedas e cartões recarregáveis. (Ascom Fecomercio/AC)

 

Sair da versão mobile