Das 69 mil crianças previstas na meta da vacinação contra a poliomielite, apenas 61%, o equivalente a 42.090 garotinhos, tomaram a dose que imuniza contra a doença no Acre. Os dados são do Programa Nacional de Imunização (PNI). A vacinação contra o sarampo ainda ficou mais aquém do esperado, com somente 32.940 crianças vacinadas. O objetivo era vacinar até 95% das crianças.
Ao portal de notícias G1 Acre, Núbia Moreira, enfermeira da Equipe Técnica do PNI, lamentou o fato, mas afirmou que “as vacinas continuam sendo disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios”.
Mas se em todo o Estado, os números não foram favoráveis, em Rio Branco, houve uma aproximação maior da meta para a polio. Segundo o G1, foram mais de 20 mil crianças vacinadas contra a poliomielite, o que corresponde a 73%. Já para o sarampo, a cobertura atingiu 62%, pouco mais de 15 mil crianças.
Mesmo prolongando a campanha, segundo o PNI, é provável que a cobertura não seja atingida.
De acordo com Moreira, casos de poliomielite não são registrados há quase 20 anos no Brasil. (Com informações de Iryá Rodrigues, Do G1/AC)