Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após 50 anos, Ufac promove curso de mestrado para técnicos administrativos

Professor Dr. Cláudio Mota afirma que professores fazem cursos de pós-graduação quando quiserem
Professor Dr. Cláudio Mota afirma que professores fazem cursos de pós-graduação quando quiserem

Após cinco décadas de existência no Acre, os técnicos administrativos da Universidade Federal do Acre comemoram a primeira oportunidade de realizar um curso de mestrado voltado para a área de Administração Pública,
O curso será promovido pela instituição, em parceria com a Universidade do Rio Grande do Sul. A primeira turma será composta por 25 servidores e cinco membros da comunidade em geral. A primeira seleção já foi feita.

De acordo com a servidora há três anos, Danielle Oliveira, a expectativa é grande. Já que era um sonho poder se qualificar. “Desde que entrei, tinha esse sonho. Mas era dispendioso estudar fora do estado. Essa é a uma oportunidade única. Estou ansiosa”, confessou.

Essa era uma reivindicação antiga dos servidores. De acordo com o diretor de Desempenho e Desenvolvimento, Prof. Dr. José Cláudio Mota Porfiro, os professores fazem cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado onde e quando quiserem.

“Para se ter ideia, há professores na Europa. Mas até os técnicos administrativos eram tolhidos do direito à aquisição de conhecimentos melhor nivelados. Enquanto os primeiros são amparados legalmente e podem ter contratados substitutos para os seus afazeres, os demais não contam com esta prerrogativa”, afirmou.

Segundo o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da universidade, Josimar Batista, confirma ser um avanço significativo à qualificação dos servidores. “Desde a campanha para eleição de reitor que o curso de mestrado já constava no plano. Entendemos que tanto o servidor quanto a gestão da universidade tendem a ganhar com esse tipo de oportunidade”, ressaltou.

O curso de mestrado terá duração de 24 meses. Josimar destaca que existe a expectativa de que, em 20 anos, a Ufac consolide a excelência que possui. E também seja referência para todo o país. Atualmente, a universidade conta com 720 técnicos administrativos.

A servidora Giselia Nascimento comemora a oportunidade e garante que vai tirar o melhor do curso. “Formei-me na Ufac. Estou há cinco anos trabalhando aqui. E fazer o mestrado por aqui também será um sonho realizado”, confirma. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Sair da versão mobile