O expediente bancário será alterado nas próximas duas semanas em virtude do Natal e do Ano Novo. Os bancos não abrirão ao público nos dias 25 (Natal), 31 (último dia do ano) e 1º de janeiro (Dia Mundial da Paz). Serão três dias de folga para os funcionários das redes bancárias. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que o dia 30 de dezembro será o último dia do ano para quem optar em realizar transações financeiras nas agências bancárias.
Também esclarece que na véspera do Natal, 24, os bancos estabelecerão horários especiais, seguindo a resolução nº 2.932, que garante ao público um atendimento mínimo de duas horas. No Acre, o atendimento será das 7h às 9h.
Já no dia 30 de dezembro, os serviços serão oferecidos normalmente, e todas as operações bancárias poderão ser realizadas. Já no último dia do ano, 31 de dezembro, os bancos fecharão para realizar operações internas e fechamento de balanços. Portanto, não haverá atendimento ao público em nenhuma agência.
A Federação também informou sobre as contas que estão prestes a vencer, ou vencem nos dias em que não haverá expediente. Contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nas datas em que os bancos estiverem fechados, poderão ser pagos no próximo dia útil, ou seja, nos dias 26 próximo ou 2 de janeiro, sem a incidência de multa.
Se o cliente precisar de dinheiro nos dias em que não houver atendimento bancário, não tem problema. Todas as redes deixarão à disposição caixas eletrônicos e auto-atendimento para que os clientes tenham mais facilidade na hora de fazer saques de dinheiro ou pagamentos virtuais. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)