A Prefeitura de Rio Branco, o Governo do Estado, o Sebrae e o Fórum Estadual de Economia Solidária realizam de 19 de dezembro a 4 de janeiro a Feira Natalina na Praça da Bandeira, no Novo Mercado Velho. A feira reunirá 180 empreendimentos de economia solidária incentivados pela Prefeitura e pelo Governo do Acre com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa. O trabalho da Prefeitura será através da Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (Comtes) e Secretaria-Adjunta da Mulher; o do Estado se faz por intermédio das secretarias de Políticas para as Mulheres, de Pequenos Negócios e de Turismo e Lazer.
A coordenadora da Comtes, Edna Paro, destaca que as feiras de economia solidária vem atendendo as expectativas da Prefeitura de Rio Branco, para o setor, já que a feira do ano passado obteve R$ 832 mil de faturamento. São empreendimentos como artesanato, culinária e alimentação, jardinagem, brinquedos e cerâmica.
O sucesso dessas feiras pode ser conferido no grande número de pessoas que visitam o evento. É previsível que, segundo Edna Paro, centenas de pessoas passem todos os dias pelo local. Em 2013, por exemplo, as 16 feiras promovidas pela Coordenadoria Municipal de Trabalho e Economia Solidária (Comtes) movimentaram cerca de R$ 900 mil e se consolidaram como relevante política de geração de renda e ocupação para dezenas de famílias.
A Feira Natalina é parte do calendário da Comtes que ajuda a gerar emprego e renda a diversas famílias em nossa cidade. Trata-se de um dos eventos que contribuem com muitos benefícios para as famílias que produzem e comercializam o fruto do seu trabalho. (Texto e foto: Assessoria PMRB)