As comunidades do Liberdade e Gregório, na região do Juruá e Tarauacá, e as comunidades indígenas do Envira, em Feijó, encerram 2014 com um presente entregue pelo governador Tião Viana nesta terça-feira, 16. Trabalhadores rurais de florestas públicas e indígenas receberam máquinas e implementos agrícolas.
“As comunidades tinham perdido a esperança, e agora estão recebendo investimentos. Só pela Sedens, de mais de R$ 15 milhões, tivemos também investimentos na produção, na área de educação, saúde e mecanização. A esperança chegou e está sendo compartilhada. Essas entregas chegam a quase 300 famílias, que estão recebendo equipamentos como os que estão aqui – do trator à despolpadeira do açaí. Os barcos vão subir o Envira para atender as comunidades”, disse o governador.
A vice-governadora eleita, Nazaré Araújo, ressaltou que a entrega não é apenas de equipamentos, mas que leva alegria e esperança aos povos da floresta. “Esperança no trabalho e dignidade para as pessoas que vivem nas comunidades rurais. As pessoas do Acre são trabalhadoras e acreditam no seu potencial”, destacou.
Os beneficiados
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis do Acre (Sedens), Edvaldo Magalhães, a Associação de Moradores da Floresta Pública do Mogno recebeu 227 kits de casas de farinha, 56 kits de roçados e um engenho, que beneficiarão pequenos produtores. A Associação Fortaleza Acreana recebeu 227 kits de casas de farinha, 56 kits roçados e um engenho.
As comunidades São Francisco de Assis e São Vicente foram beneficiadas com a construção de Centro de Comercialização de Produtos das Florestas do Gregório e Liberdade. A Reserva Extrativista do Rio Liberdade foi beneficiada com a construção de 30 tanques, uma ponte e 237 kits de casas de farinha, um kit de roçado e sete equipamentos diversos.
Já nas regiões do Envira e Jurupari, em Feijó, foram entregues cinco geradores, um trator, oito barcos e oito motores.
Durante a solenidade no Liberdade, também foi pago o bônus do Fundo Amazônia, no valor de R$ 255 mil. O secretário Edvaldo Magalhães aproveitou o encontro para anunciar a retomada das atividades do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) na região. (Nayanne Santana / Agência Acre)