O Grupo de Apresentação Folclórica Acreana (Gafa) apresenta hoje, 16, às 18h, uma amostra das pastorinhas, em frente ao Palácio Rio Branco. Coordenada por Francis Nunes, 68, e Princesa Amada, 55, a peça é um resgate de uma apresentação realizada 10 anos atrás no Cine Teatro Recreio e reconstituirá o nascimento de Jesus Cristo.
O evento está sendo ensaiado há dois anos e terá um elenco de ao menos 20 pessoas. “Queremos que emocione e que toque o coração de cada um”, comenta Amada. “A gente tá levando o nascimento de Jesus, que é vida nova, união, paz, renascer. É renascer no coração de cada um”.
Com mais de 20 amostras de folclores, com muita dança indígena e histórias, Francis diz que sempre tentam resgatar da região o que os jovens de hoje não conhecem. “Do tempo dos nossos professores, dos nossos pais, dos nossos avós, entendeu? De Mâncio Lima pra Cruzeiro do Sul, de Cruzeiro do Sul pra cá”, explica.
“A gente tá fazendo esse resgate com um pouco de sacrifício, mas de vez em quando as fundações dão um apoiozinho. No entanto, não é o suficiente pra gente comprar o material”, lamenta Francis. O que não impede o grupo de continuar com sua arte.
A apresentação desta terça-feira conta com o apoio da Fundação Elias Mansour (FEM). As organizadoras destacam que não importa a idade, todo mundo pode participar e assistir a apresentação.
Para fazer parte do grupo ou apoiar a iniciativa, basta entrar em contato por meio dos telefones: 3226-2495 / 3026-2644 / 9952-4476 e 9944-8501. (Foto: Cedida)