Várias vagas de estacionamento no Centro de Rio Branco na manhã desta segunda-feira, 15, marcaram o início do funcionamento da Zona Azul. Neste sistema, as vagas para veículos são rotativos, com isso, nenhum automóvel poderá ocupar o mesmo espaço durante longos períodos.
Os primeiros 15 minutos não serão cobrados. Para carros o valor máximo será de R$ 2 por duas horas. Já para motos o máximo será de R$ 1. Já o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, de 8h ao meio-dia. Domingos e feriados, o estacionamento será gratuito.
Os cartões pré-pagos podem ser adquiridos com os monitores da empresa Serttel (www.serttel.com.br) ou nos diferentes pontos de venda espalhados pelo Centro onde também será feita a recarga.
“Pensei que enfrentaria dificuldades, mas os funcionários me ajudaram a operar a máquina”, falou o motorista Paulo Souza que comemorou o fato de não ter que ficar dando voltas para procurar uma vaga no Centro.
Cada funcionário vai estar com equipamentos como carregador portátil e impressora.
A Zona Azul em Rio Branco funcionará por meio de equipamentos do tipo parquímetros, emissores de comprovantes de tempo de utilização de vagas (tíquetes). Nos horários especiais de funcionamento do comércio, em razão de datas comemorativas, eventos e outros, a Zona Azul poderá estender o horário de suas atividades.
Nesta primeira fase, seis ruas do Centro receberam os parquímetros. Estes equipamentos ficam responsáveis pela cobrança da taxa e controle dos horários. Cada vaga poderá ser utilizada por, no máximo, duas horas.
De acordo com o gerente regional da empresa responsável pela implantação da Zona Azul, as vagas rotativas facilitam e dão mais comodidade para aquelas pessoas que precisam ir ao Centro.
“Agora, o cliente vai poder parar na porta da loja e comprar o produto de maneira rápida. E aquela pessoa que precisa ir ao Fórum não vai perder muito tempo procurando onde estacionar”, explicou Henrique Borges.
Ao todo, 400 vagas foram disponibilizadas neste primeiro momento. A meta é alcançar quase 900 locais em toda a região central. Até o fim do próximo ano, a Zona Azul será implantada nos bairros do Bosque e Estação Experimental.
De acordo com o gerente, a ideia é que um aplicativo de celular também indique, em tempo real, a quantidade de vagas disponíveis e também a localização.
Confira os locais que operam na Zona Azul
Avenida Brasil – trecho entre Avenida Getúlio Vargas e Rua Floriano Peixoto
Avenida Epaminondas Jácome – da Base até a delegacia da Cadeia Velha
Avenida Getúlio Vargas – entre a Rua Benjamin Constant e Rua Epaminondas Jácome
Rua Arlindo Porto Leal – Rua da Assembleia Legislativa
Rua Franco Ribeiro – Rua atrás da Biblioteca Pública
Rua Rui Barbosa – trecho entre a Rua Floriano Peixoto e Avenida Getúlio Vargas