Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Segunda edição do Festival Gastronômico de Mercado será na próxima semana

Permissionários participam de oficina com chefs do Senac
Permissionários participam de oficina com chefs do Senac

Os amantes da boa culinária aliada a um lugar que respira história terão uma excelente opção para degustar saborosas receitas. O Festival Gastronômico de Mercado – Cultura e Arte realiza mais uma edição, de 15 a 19 deste mês, a partir das 19 horas, nos mercados Novo Velho e dos Colonos.

Idealizada pela primeira-dama, Marlúcia Cândida, em sua segunda edição, a proposta é oferecer pratos natalinos bem elaborados para degustação. Para criarem todo o cardápio, os permissionários participam de uma oficina com chefs do Senac-Acre. O evento faz parte das ações da Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre.

“A ideia é promover a gastronomia elaborada nos mercados e valorizar o espaço turístico da cidade com sua história gastronômica. O treinamento dos profissionais é para que se possa repaginar e mostrar uma nova maneira de apresentar os pratos, que nesta edição trazem o sabor das receitas de Natal”, explica Marlúcia Cândida.

Mercados, histórias e sabores
Os mercados são espaços intensos de socialização e vivência. Ao visitá-los, as pessoas se envolvem de sabores, cheiros, histórias e modo de vida e trabalho dos que ocupam esses espaços.

Dona Janete da Silva Alves, 60 anos, é uma das profissionais que participa do treinamento com os chefs do Senac-Acre para aprimorar as receitas que oferecerá durante o festival.

“Participar mais uma vez do festival é um prazer. Além do aprendizado, também aumentamos a nossa renda e conhecemos pessoas”, comenta.

São 28 anos de atuação no Mercado Velho, o que proporciona experiência no atendimento aos visitantes. Na “Pensão da Janete”, o público se encanta com as delícias regionais apresentadas. “Recebo peruanos, bolivianos, políticos, trabalhadores, e todo mundo aprecia os nossos pratos. Com o festival, divulgamos a nossa cultura”, disse.

O festival contará também com diversas atrações culturais. Ou seja: além de saborear receitas de qualidade, o visitante poderá apreciar apresentações musicais e artísticas, artesanato e exposições de produtos natalinos.

A realização é do Governo do Estado, por meio do gabinete da primeira-dama, Fundação Elias Mansour (FEM), Secretaria de Estado de Turismo (Setul) e Instituto Dom Moacir (IDM), além do Sebrae e Senac-Acre. O apoio é do Araújo, Miragina, Grupo Star, Dom Porquito, Takigawa, Holiday Inn Express, Peixes da Amazônia, Inforgraff e Frango Aves. (Rose Farias / Foto: Assessoria FEM)

Sair da versão mobile