Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Junta Comercial implanta novos serviços em 2015

 Com objetivo de aprimorar seus procedimentos e melhor atender à clientela, a Junta Comercial do Acre (Juceac) vem modernizando sua estrutura física. Com as novas instalações, a Juceac poderá proporcionar mais conforto e comodidade aos usuários dos serviços mercantis.

A Junta Comercial, atendendo determinações do Governo do Acre, está investindo na capacitação de seu quadro funcional, resultando em maior eficiência na prestação de seus serviços, com avaliação permanente dos servidores.

A integração da delegacia do interior com a capital somente agora pode ser concretizada, trazendo grandes benefícios aos empresários que se utilizam daquela unidade. Encontra-se também em pleno andamento a digitalização de acervo documental, tanto administrativo quanto processuais, gerando assim maior segurança dos dados existentes e agilizando a prestação dos serviços. Até meados do mês de dezembro foram digitalizados 35 mil processos de empresas individuais e 4 mil de empresas limitadas.

No mês de novembro, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica com a Junta Comercial do Tocantins com o fim de estabelecer intercâmbio tecnológico voltado ao compartilhamento do desenvolvimento e melhoramento do sistema, bem como aos procedimentos relacionados à digitalização e gerenciamento dos arquivos de registro mercantil da Junta Comercial. Para tanto, estiveram no Acre, dois técnicos da Junta do Tocantins para execução desses procedimentos iniciais e treinamento do pessoal.

O presidente da Juceac, Leandro Domingos, destaca que no início de 2015 será instalado na instituição o Integrador Nacional, um programa que compõe a Redesim, que visa integrar todos os órgãos envolvidos no registro e legalização de empresas e permitindo ao empresário fazer o registro de sua empresa em curto espaço de tempo, sem precisar ir à Junta Comercial. Neste sentido, o Sebrae e Junta Comercial firmaram um convênio semana passada para financiamento do projeto.

“A Redesim está prevista na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, em vigor no Brasil desde dezembro de 2006. Ela funciona como um balcão único, com o intuito de diminuir o tempo nos processos que envolvem a criação das empresas em todas as juntas comerciais do Brasil. O sistema terá um módulo específico para consulta prévia de endereço e possibilitará ainda a emissão de um alvará provisório para atividades de baixo risco. Todas as ações de simplificação e desburocratização do registro dos atos das empresas possibilitarão a institucionalização da Central de Atendimento Empresarial (Fácil) no País .O governador Tião Viana quer colocar a Junta Comercial do Acre em igualdade de condições, em se falando de nível tecnológico, com as demais juntas do Brasil”, concluiu Domingos.

 

Sair da versão mobile