Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ao saber que seriam monitorados, 13 presos desistiram da dispensa

Das 133 licenças aprovadas pela Justiça para a dispensa natalina, 120 reeducandos do regime semiaberto serão beneficiados este ano, em Rio Branco. Os outros 13 desistiram da saída temporária após saber que seriam monitorados por uma tornozeleira eletrônica, de acordo com a Vara de Execuções Penais da Comarca de Rio Branco. Os presos devem sair no dia 24 e retornar para o presídio no dia 31 de dezembro.

De acordo com a juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, o uso da tornozeleira é uma forma de controlar os detentos que estarão fora do presídio. A juíza conta que durante a dispensa, o reeducando não pode beber, ficar fora de casa no período noturno, se envolver em nenhuma confusão nem portar qualquer tipo de arma.

“Os 120 foram advertidos, foi explicado todas as condições da dispensa para que nenhum cometa nenhuma irregularidade durante esse período”, afirma a juíza.

Sobre a desistência dos demais reeducandos, Luana explica que talvez os presos tenham se sentidos constrangidos com o aparelho e, assim, desistido da dispensa neste fim de ano.

Luana conta que o monitoramento é feito via satélite e o perímetro vai ser determinado conforme as atividades desenvolvidas pelos reeducandos durante o período que estiver longe do presídio. “O  preso não pode sair do perímetro desse monitoramento. O perímetro é conforme a atividade do preso, isso é acordado com cada um deles”, esclarece. (Aline Nascimento, do G1/AC)

Sair da versão mobile