Um acidente envolvendo um caminhão e um ônibus com 45 passageiros, na estrada Variante, na BR-364, em Cruzeiro do Sul (AC), por volta das 6h desta quarta-feira (24), terminou com dois mortos e vários feridos. De acordo com a Polícia Militar, o caminhão teria entrado na contramão quando fazia uma curva. No acidente morreram o motorista reserva Ronildo Pereira dos Santos, de 45 anos, e o passageiro Maciel Lima Moreira, de 20 anos. Pelos menos seis vítimas foram encaminhadas ao Pronto-Socorro, duas delas em estado grave.
O passageiro Jair Seider dos Santos, de 27 anos, conta os momentos de pânico dentro do ônibus. Segundo ele, no momento do impacto as poltronas foram arrancadas e lançadas para frente do veículo.
“A gente ia chegando em Cruzeiro do Sul, eu estava na poltrona 24, devido ao impacto todas foram arrancadas e se tumultuaram na frente. Eu bati o rosto, mas foi uma leve escoriação. Tiramos a janela de emergência e retiramos algumas pessoas que estavam levemente machucadas, já as mais graves que estavam na frente não foi possível”, relata.
Segundo o médico do IML, Laurence Alvarez entre as vítimas mais graves está o motorista, que sofreu fratura exposta e um outro passageiro. “O estado mais grave foi o do motorista com fratura exposta e um passageiro que teve que ser entubado ainda no local. Outras pessoas que estavam no ônibus também se machucaram, tiveram ferimentos nas pernas e cabeça, alguns traumatismos leves”, conta.
O comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, major Lázaro Moura, explica que a pista escorregadia pode ter contribuído para o acidente. “O que podemos observar é que existia um mau tempo, a via estava escorregadia. Pode ter havido uma invasão da pista contrária por parte do condutor do caminhão e ocasionou o acidente que vitimou várias pessoas entre elas duas vítimas fatais. O socorro foi prestado rapidamente”, disse.
De acordo com o proprietário da empresa de ônibus Latina Transportes, Célio Peixoto, toda a assistência está sendo prestada às vítimas, inclusive, assistência psicológica. “Nós já estamos providenciando também assistência para a família do motorista que morreu no acidente”, diz.
Segundo ele, o ônibus saiu de Rio Branco às 18h e tinha previsão de chegada em Cruzeiro do Sul às 6h. Os corpos das vítimas fatais foram removidos pelo Instituto Médico Legal e o motorista do caminhão foi encaminhado para a delegacia para constatar se ingeriu bebida. (Texto e Foto: Vanísia Nery/G1)