A direção dos Centros Socioeducativos (CS), em Rio Branco, instalou aparelhos de televisão digital ligadas a vídeo games nas alas das unidades. O processo faz parte de um cronograma de atividades pedagógicas. Nos centros ficam apreendidos dezenas de adolescentes que cometeram atos infracionais e cumprem medidas socioeducativas.
No entanto, um dos servidores, que não quis ser identificado, afirmou que os adolescentes passam muito tempo jogando vídeo games, cujos jogos estão relacionados a brigas de gangues e incitam ainda mais a violência. Revoltado, ele não especificou em qual unidade presta serviço, mas pede que medidas sejam tomadas.
De acordo com o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Leonardo Carvalho, a presença dos televisores e vídeo games nas alas faz parte de uma ação pedagógica. Trata-se de uma experiência, que faz parte de um horário do projeto pedagógico.
Assim como os socio-educandos têm o tempo de estudar, jogar bola e xadrez, eles também assistem a filmes, teatro, e têm acesso a jogos devidamente aprovados pela equipe pedagógica da unidade, afirma Carvalho. Portanto, não há possibilidade de eles estarem em contato com material indevido. Caso o contrário, os professores e a própria direção já teriam tomado providências.