A Assembleia Legislativa (Aleac) realizou na quarta-feira, 17, a tradicional Sessão Solene de encerramento do ano legislativo. Na ocasião, foram entregues Título de Cidadão Acreano e Moção de Aplauso para pessoas, entidades e empresas que contribuem para com o fortalecimento e o crescimento do Acre.
De acordo com o presidente da Casa Legislativa, deputado Élson Santiago (PEN), esta é uma forma de homenagear pessoas que deixaram sua terra natal e escolheram o Acre para morar e trabalhar.
“Trata-se de um justo reconhecimento desta casa de leis, que também é a casa do povo, a todos aqueles que vieram trabalhar em nosso Estado, a todos aqueles que escolheram o Acre para morar. Na verdade são pessoas que beberam a água do nosso rio e depois disso resolveram ficar. O Legislativo acreano está orgulhoso em homenagear esses acreanos de coração”, frisou o presidente.
O primeiro-secretário da Mesa Diretora da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), frisou que este é um momento ímpar para o legislativo acreano. “Como todos os outros anos, a Aleac encerra suas atividades homenageando aqueles que se dedicam com muito amor e empenho ao nosso Estado”, disse.
Ao todo, 75 personalidades foram homenageadas, sendo Título de Cidadão Acreano e 20 Moções de Aplauso. Entre os homenageados estava o procurador-geral do Ministério Público Estadual (MPE/AC), Oswaldo de Albuquerque, que recebeu a comenda da Ordem do Mérito Legislativo do Estado do Acre.
Emocionado, Oswaldo agradeceu aos parlamentares pela honraria concedida a ele e fez um pequeno balanço do trabalho desenvolvido pelo MPE/AC. “Fico muito lisonjeado de receber essa comenda que é maior honraria deste Poder. Estendo esta homenagem a todos os servidores do MP que fazem parte deste trabalho”, disse.
A desembargadora Maria Cezarinete de Souza Augusto Angelim foi uma das agraciadas com uma Moção de Aplauso. O promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, Admilson Oliveira e Silva foi homenageado com o Título de Cidadão Acreano. Natural do Rio Grande do Norte, além de promotor é engenheiro civil e economista.
O presidente da Aleac encerrou a solenidade afirmando que ser acreano vai muito além de uma certidão de nascimento. O deputado aproveitou ainda para se despedir do Parlamento acreano, uma vez que, não fará parte da próxima legislatura.
“Fechamos mais um ciclo da política homenageando na última sessão solene de 2014 as pessoas, entidades e empresas que contribuíram com o desenvolvimento do Acre. A entrega de títulos e moções sempre é marcada por muita alegria e emoção. Ano que vem estarei envolvido em outros projetos, mas vou ficar na torcida para que essa nova legislatura seja um sucesso”, finalizou. (Foto: Agência Aleac)