O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) diplomou na manhã de sexta-feira, 19, os candidatos eleitos no pleito de 2014. A cerimônia, aberta ao público, ocorreu no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac) e contou com a presença da Corte Eleitoral e de autoridades do Estado.
As primeiras diplomações foram dos deputados estaduais, seguidas dos federais, senador da República, vice-governador e, por último, do governador do Estado.
O deputado estadual reeleito Ney Amorim (PT), mais votado no pleito de 2014, foi o primeiro a receber o diploma. Na ocasião, ele agradeceu ao povo do Acre pela expressiva votação e afirmou que vai trabalhar para que o Estado continue se desenvolvendo.
“Quero agradecer ao povo do Acre que me deu mais um mandato e com uma votação histórica. Vou continuar trabalhando para que o Acre continue crescendo e em franco desenvolvimento e destinar meu mandato para o povo do meu Estado. E para ajudar o governador Tião Viana a realizar uma excelente gestão”, frisou Ney Amorim.
O ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT), deputado federal mais votado no pleito deste ano, reafirmou o seu compromisso em ter um mandato voltado para as questões sociais, ambientais e temas de interesse do povo.
Segundo Angelim, sua experiência como gestor público o ajudará a trabalhar em favor do povo e colaborar com o governo de Tião Viana. “Tenho experiência com a gestão pública e acredito que com este conhecimento posso realizar um trabalho voltado ao povo do nosso Estado. Vou debater temas de interesse popular e também ajudar o governo de Tião Viana”, ressaltou.
O deputado federal e agora diplomado senador da República, Gladson Cameli (PP), fez um discurso emocionado lembrando a luta de seu pai, Eládio Cameli, e de seu tio, o ex-governador Orleir Cameli. A respeito do futuro mandato, Cameli se colocou à disposição para construir dias melhores para o Acre.
“Renovo o meu compromisso com todos: a legenda que defendo têm quatro letras: A, C, R, E. Nenhuma instituição política pode estar acima dos interesses do Estado, assim como nenhum projeto eleitoral é maior que a proposta de uma vida digna aos mais humildes dos nossos cidadãos. Cumprimento o governador eleito Tião Viana e, desde já, coloco-me a disposição para cumprir uma relação de respeito mútuo, no desempenho de minhas funções institucionais como senador de todos os brasileiros que vivem no Acre”, acrescentou.
Ao ser diplomado, o governador Tião Viana (PT) falou de sua satisfação e dos desafios para o segundo mandato. Ele disse que este é um momento muito importante. Falou sobre um novo desafio para a política acreana e a missão dos novos eleitos neste contexto.
“Este é um tempo de muita alegria e também de muita responsabilidade e de grandes desafios. É um momento de renovação da política, do novo encontro com as responsabilidades, com as diretrizes de governar, de montar uma agenda de desenvolvimento. A minha responsabilidade é dirigir um Estado pelo caminho dos melhores valores da democracia. Darei o melhor de mim para conduzir esse Estado pelo caminho da democracia”, disse Tião Viana.
A sessão foi presidida pelo presidente do TRE, desembargador Adair Longuini.
Confira os eleitos diplomados:
* Governador: Tião Viana (PT);
Vice-governador: Nazareth Lambert (PT);
* Senador: Gladson Cameli (PP).
* Deputados federais: Angelim (PT); César Messias (PSB); Major Rocha (PSDB); Léo do PT (PT); Jéssica Sales (PMDB); Sibá Machado (PT); Alan Rick (PRB).
* Deputados estaduais: Ney Amorim (PT); Daniel Zen (PT); Jonas Lima (PT); Josa da Farmácia (PTN); Lourival Marques (PT); Leila Galvão (PT); Maria Antônia (PROS); Éber Machado (PSDC); Manoel Moraes (PSB); Chagas Romão (PMDB); Dr. Jenilson (PCdoB); Eliane Sinhasique (PMDB); Raimundinho da Saúde (PTN); Luiz Gonzaga (PSDB); Nicolau Júnior (PP); Doutora Juliana (PRB); Gehlen Diniz (PP); André da Droga Vale (PRP); Nelson Sales (PV); Jesus Sérgio (PDT); Jairo Carvalho (PSD); Antônio Pedro (DEM); Whendy Lima (PR); Heitor Junior (PDT).
(Foto: Secom)