24 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

24 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Neste fim de legislatura, deputados estaduais cobram cumprimento das leis

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
16/12/2014 - 17:11
Manda no zap!CompartilharTuitar

As atividades parlamentares na Assembleia Legislativa (Aleac) encerram-se nesta quarta-feira, 17, quando acontece a tradicional sessão solene de entrega dos Títulos de Cidadão Acreano e Moção de Aplauso. Na oportunidade, pessoas, entidades e empresas que contribuem com o fortalecimento e o crescimento do Estado do Acre, estarão sendo homenageadas pelos deputados estaduais.

A próxima quarta-feira marca também a despedida de 75% dos deputados da Casa do Povo, haja vista que 18 parlamentares não retornam à Aleac na próxima legislatura, que vai de 2015 a 2018.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Mesmo amargando uma derrota nas urnas, os deputados afirmam que saem do parlamento estadual com a sensação de dever cumprindo, uma vez que, segundos eles, deixam sua parcela de contribuição à sociedade, através da apresentação de projetos que foram importantes para o desenvolvimento do Estado.

Ao longo desses quatro anos de legislatura, a Assembleia Legislativa do Acre apreciou pouco mais de 460 projetos, distribuídos entre Projetos de Lei, Projetos de Resolução, Projetos de Lei Complementar, Projetos de Decreto Legislativo e Projetos de emenda à Constituição.

Para alguns deputados, além do sentimento de dever cumprido, a sensação é também de frustração, haja vista que muitos desses projetos aprovados na Casa Legislativa e sancionados pelo Governo do Estado acabaram por não serem cumpridos pela sociedade, devido a pouca ou quase nenhuma fiscalização.

O deputado Edvaldo Souza, do Partido Social Democrata Cristão, ao longo de 2013 e 2014, foi um dos parlamentares que cobrou das autoridades competentes uma maior fiscalização quanto ao cumprimento das leis geradas no parlamento estadual. Mas, de acordo com ele, a sua reivindicação teve apenas o silêncio como resposta.

“Na medida em que deixo o parlamento com aquele sentimento de que trabalhei para contribuir com os anseios da sociedade, também o deixo com um pequeno sentimento de frustração. Aprovamos muitos projetos importantes que ao longo desses anos foram ignorados pela própria sociedade. E o pior de tudo é ver que as autoridades competentes simplesmente não se preocupam em fiscalizar o cumprimento da lei”, disse o parlamentar.

Ele lista uma série de projetos de sua autoria que foram sancionados, porém, atualmente, não são cumpridos. Entre eles está o projeto que obriga as empresas de transporte a dar o troco aos usuários de ônibus.

O líder do Partido dos Trabalhadores na Aleac também faz referência a projetos de autoria, que foram sancionados, porém, não possuem nenhuma efetividade. Ele cita o projeto que obriga as escolas da rede estadual de ensino a afixar placa informando o resultado obtido na última apuração do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Ficam os estabelecimentos da rede pública de ensino obrigados a divulgar permanentemente aos pais, alunos e à comunidade o resultado do Ideb. Isso pode auxiliar os pais no momento de votar na permanência ou não de um diretor a frente de uma escola”, explicou o deputado.

O deputado Eduardo Farias (PCdoB) também tem algumas ressalvas quanto ao parlamento estadual. Nos últimos dias, sua luta tem sido no sentindo de buscar a sanção governamental aos projetos que já foram aprovados na Casa Legislativa. Segundo o parlamentar, os projetos que aguardam a apreciação do Executivo são importantes e de grande alcance social.

Dentre os projetos aprovados e que ainda aguardam a sanção do Executivo encontra-se um de sua autoria e que declara de utilidade pública a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), a Associação dos Deficientes Visuais (Adevi) e a Casa de Apoio à Saúde do Seringueiro (Cass).

Ele lembra que, atualmente, a Casa Legislativa possui 18 projetos esperando sanção do governador. “São 18 projetos esperando que o governador os sancione. Será que vou ter que apelar para o Regimento Interno que diz que, caso a Aleac aprove um projeto e o encaminhe para o Executivo e o mesmo não sancione num prazo de 15 dias o mesmo passa a ser lei. Se necessário for pedirei que o presidente da Aleac baixe Decreto Legislativo sancionando esses projetos”, complementou.

Nesta terça-feira, 16, os deputados se reúnem pela última vez em plenário, nessa sessão legislativa, para votar projetos.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Polícia prende estuprador e homicida em Porto Acre

Próxima Notícia

Incra destina áreas para assentar cerca de 1.400 famílias no Acre, Amapá e Goiás

Mais Notícias

Foto: Cedida
POLÍTICA

Governo fortalece o setor moveleiro do Juruá com redução da licença de operação ambiental

24/08/2025
Foto: Leandro Chaves
Destaques Cotidiano

No Acre, Bia Kicis nega que bolsonaristas largaram pautas de interesse do povo para focar na anistia

23/08/2025
Prefeitura de Rio Branco antecipa pagamento de agosto para mais de 10 mil servidores
Destaques Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco antecipa pagamento de agosto para mais de 10 mil servidores

23/08/2025
Vice-governadora Mailza Assis e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira - Foto: Reprodução/Instagram
POLÍTICA

Federação União Progressista confirma preferência por Mailza na disputa pelo governo em 2026

23/08/2025
Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

Filiação de Márcio Bittar ao PL reúne lideranças nacionais do partido em Rio Branco

22/08/2025
Foto: Reprodução
POLÍTICA

‘Se falar mal do Bolsonaro, vou dizer que está errado’, diz Bocalom, sobre possível volta de Lula ao AC

22/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Incra destina áreas para assentar cerca de 1.400 famílias no Acre, Amapá e Goiás

Incra destina áreas para assentar cerca de 1.400 famílias no Acre, Amapá e Goiás

Prêmio da Mega-Sena acumula e deve chegar a R$ 8 milhões

Prêmio da Mega-Sena acumula e deve chegar a R$ 8 milhões

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre